Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/03/2008 - 09h05

Defensores das baleias jogam ácido em baleeiro japonês

Publicidade

da Efe, em Sydney

Tripulantes do navio ambientalista Steve Irwin jogaram hoje garrafas com ácido butírico sobre o baleeiro japonês Nisshin Maru nas águas da Antártida, em protesto contra a caça desses cetáceos.

As autoridades japonesas informaram à Embaixada da Austrália em Tóquio que quatro marinheiros ficaram feridos, mas a Sea Shepherd Conservation Society, que fretou o Steve Irwin, desmentiu essa informação.

"São tudo mentiras. Gravamos tudo o que aconteceu e nada caiu perto da tripulação", disse o capitão do navio ambientalista, Paul Watson, segundo a imprensa australiana.

A Sea Shepherd Conservation Society disse que o ácido butírico (ou butanóico), encontrado na manteiga, é orgânico e não tóxico, como todos os produtos que usam em suas ações.

O ministro de Assuntos Exteriores australiano, Stephen Smith, condenou o incidente em comunicado à imprensa, e voltou a reiterar o pedido de seu governo para que baleeiros e ativistas mantenham a calma.

O Japão iniciou em novembro seu programa anual de captura de cetáceos "com fins científicos", apesar de a Comissão Baleeira Internacional ter pedido a Tóquio em junho que parasse a iniciativa.

Desde então, a Austrália vigia os pesqueiros japoneses com o Oceanic Viking e grava suas operações para se algum dia precisar de provas em um tribunal internacional.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página