Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2009 - 09h51

Obama quer lâmpadas mais eficientes nos Estados Unidos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, determinou ontem que o país adote novos padrões de eficiência para lâmpadas e equipamentos de luz a partir de 2012. A medida foi tomada três dias após a Câmara dos Representantes ter aprovado, com uma margem apertada de votos, a nova lei de mudança climática.

A lei aprovada na Câmara dá a Obama um argumento para afirmar a liderança dos EUA contra o aquecimento global na próxima cúpula do G8, na Itália. Mas a vitória pode ser de curta duração. O Senado deve modificar a lei.

Um dos principais pontos da lei é um plano para reduzir as emissões a um patamar 17% inferior aos registrados em 2005 até o ano de 2020. Até 2050, a redução nas emissões deverá ser de 83%. Para um pequeno grupo de jornalistas, a "czarina" de energia do governo Obama, Carol Browner, disse estar confiante em que uma legislação abrangente de energia seja aprovada no Senado.

Ela se recusou a falar, porém, quando a Casa Branca espera que o Senado aprove a medida, e não especulou se Obama terá a lei na sua mesa até o final do ano --quando acontece a conferência do clima de Copenhague.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página