Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2003 - 16h21

Saiba mais sobre as eleições na Califórnia

da BBC, em Londres

Os moradores do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, votaram nesta terça-feira para decidir se o atual governador, Gray Davis, será ou não substituído.

O democrata Davis foi forçado a disputar uma nova eleição depois que mais de 1 milhão de pessoas assinaram uma petição a favor da ida às urnas.

Pesquisas de opinião sugerem que o candidato favorito para assumir o posto é o ator Arnold Schwarzenegger, do Partido Democrata.

A que perguntas os moradores da Califórnia estão respondendo?
Cada pessoa está recebendo uma cédula de duas partes. A primeira questão é se eles querem o recall, ou saída, do atual governador. Independentemente da resposta dessa questão, cada eleitor terá então a oportunidade de escolher qual dos 135 candidatos gostaria de ver no lugar de Davis. Os moradores também estão sendo convidados a dar sua opinião sobre dois assuntos não relacionados com a substituição do governador.

Como o vencedor será eleito?
Se mais de 50% dos eleitores se opuserem ao recall, o governador Gray Davis permanecerá no seu cargo e os resultados da segunda questão não terão nenhuma influência no assunto. No entanto, se a maioria disser que deseja a saída de Davis, o seu sucessor será o candidato que conseguir o maior número de votos, independentemente de o resultado representar ou não a maioria dos votos. Isso significa que Davis pode conseguir 49% de apoio e, ainda assim, perder, enquanto que o novo governador pode ganhar com apenas 25% de apoio.

Quando os resultados serão divulgados?
Os postos de votação fecham às 20h (0h de Brasília), e resultados não oficiais deverão ser conhecidos uma hora depois. No entanto, os municípios têm até o dia 5 de novembro para completar a contagem. Também poderá ser pedida a recontagem dos votos, principalmente se a diferença for apertada. Os resultados deverão ser certificados pelo secretário de Estado até o dia 15 de novembro. Se Davis for mesmo afastado, o novo governador deve tomar posse dez dias depois de os resultados serem certificados.

Por que a eleição está sendo realizada?
A lei da Califórnia possibilita esse tipo de votação caso haja apoio público suficiente. Durante o verão, mais de um milhão de californianos assinaram uma petição pedindo o recall, mesmo Davis tendo sido reeleito para um segundo mandato há menos de um ano.

O governador está sendo acusado de liderança durante uma crise no setor da energia e de mau gerenciamento da economia do Estado. A Califórnia --a quinta maior economia do mundo-- tem um déficit de US$ 38 bilhões. O Estado sofreu particularmente com o fim do boa fase vivida pelas empresas do setor de alta tecnologia, nos anos 90.

Por que a votação é importante?
Quase um em cada oito americanos vive na Califórnia, então o que acontece para os moradores e para a economia do Estado é importante para o país como um todo. A forma como a Califórnia lida com assuntos como imigração ilegal também pode ter um impacto em outros Estados americanos. Politicamente, o Estado também será um campo de batalha durante as eleições presidenciais de 2004, e tanto os republicanos com os democratas gostariam de ter um candidato de seu partido como governador durante a campanha para a Casa Branca.

Essa votação é inédita?
A Califórnia tem tido a possibilidade de requisitar o recall desde 1911. Nenhuma das 31 tentativas anteriores teve apoio popular suficiente para que a votação fosse realmente realizada em toda a Califórnia. O Estado da Dakota do Norte teve um recall em 1921.

Pode haver um outro recall se um número suficiente de pessoas não gostar do resultado?
Se o governador Gray Davis sobreviver à votação, ele poderá governar por seis meses antes de ser desafiado novamente. Mas se houver um novo governador, um processo para que ele passe por um recall pode ser iniciado imediatamente.

Leia mais
  • Bush diz que Schwarzenegger fez campanha "espirituosa"
  • Schwarzenneger e Davis disputam voto hispânico
  • Começa eleição para o governo da Califórnia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página