Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2007 - 11h49

Europa dá início a negociações para reforma do bloco

OANA LUNGESCU
da BBC, de Bruxelas

A União Européia deu início nesta segunda-feira à elaboração de um rascunho de um novo tratado para reformar o bloco.

O lançamento das negociações em Bruxelas visa encerrar dois anos de impasse depois que a proposta de Constituição Européia foi rejeitada pelos eleitores franceses e holandeses em 2005.

Os líderes dos 27 países do bloco, que em junho discutiram as linhas gerais do tratado, esperam chegar a um acordo em outubro.

Os ministros do Exterior da União Européia também instruíram os seus planejadores militares a preparar o envio de forças de paz para o Chade, para ajudar o país a proteger milhares de refugiados vindos de Darfur, no Sudão.

Com forte apoio da França e do Reino Unido, a missão vai incluir ao menos 1.500 soldados e durar até um ano.

Rascunho

Portugal, que ocupa a Presidência da União Européia, apresentou um primeiro rascunho de cerca de cem páginas a especialistas jurídicos de todos os países membros.

O objetivo é que eles cheguem a um acordo final até o meio de outubro.

A Rússia também estará na agenda. O ministro do Exterior britânico, David Miliband, deve explicar detalhadamente aos outros ministros a expulsão de diplomatas russos depois que Moscou se recusou a extraditar o principal suspeito da morte de Alexander Litvinenko em Londres, em 2006.

Mas fontes britânicas afirmam que o governo britânico está satisfeito com o apoio recebido do resto da União Européia.

O que os britânicos querem é uma frente unida do bloco em relação à questão de Kosovo, depois que a Rússia bloqueou na ONU uma resolução apoiada pelo Ocidente, que Moscou afirma que levaria à independência da Província sérvia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página