Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2004 - 21h20

Parecer da AIEA sobre Resende 'sai em até 30 dias'

ALEXANDRE MATA TORTORIELLO
da BBC Brasil, em São Paulo

A assessoria de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia informou nesta terça-feira que visita dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) à planta de enriquecimento de urânio da Fábrica de Combustível Nuclear em Resende (RJ) foi concluída e que não haverá pronunciamentos imediatos.

A AIEA agora deve anunciar nos próximos 30 dias se dá ou não respaldo ao início das operações de enriquecimento de urânio na fábrica, que ainda não começaram. O órgão da ONU também deve decidir como serão os futuros procedimentos de inspeção da fábrica.

O ministério informou ainda que os fiscais da agência nuclear da ONU ficaram satisfeitos com o que viram, apesar de não terem tido acesso visual às ultracentrífugas que enriquecem o mineral.

Segundo a assessoria, tudo o que constava da proposta brasileira foi cumprido e os representantes da AIEA não apresentaram novas demandas.

Reunião

A avaliação da AIEA, de acordo com fontes do governo deve vir de "instâncias superiores", sendo enviada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nesta quarta-feira, os três inspetores da AIEA que estão no Brasil voltam a se reunir com representantes do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN), mas apenas para a "conclusão de processos administrativos".

Leia mais
  • Especialistas duvidam de tecnologia nuclear 'de ponta' do Brasil
  • Governo nega mudança em painéis em Resende
  • Entenda a inspeção nuclear em Resende
  • Agência considera "satisfatória" visita à fábrica de enriquecimento de urânio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Agência Internacional de Energia Atômica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página