Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2004 - 13h55

Morte de Arafat seria cenário ideal para Israel, diz "Jerusalem Post"

O jornal israelense "Jerusalem Post" diz em uma de suas manchetes nesta sexta-feira que a possível morte do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, no exterior "seria o cenário ideal para o Ministério da Defesa de Israel".

De acordo com o jornal, como Arafat está recebendo tratamento médico na França, oficiais militares israelenses minimizaram preparações contra possíveis ondas de violência entre os palestinos.

Segundo autoridades da área de segurança ouvidas pelo "Jerusalem Post", o período que se seguirá à morte de Arafat deverá ser "relativamente calmo".

A violência só poderia emergir nos territórios ocupados, segundo o jornal, devido a disputas internas por poder entre os líderes palestinos e "tentativas do Hamas e de outras organizações terrorists para ter um papel mais ativo em um governo da Autoridade Nacional Palestina".

De acordo com o jornal, Israel daria assistência para a realização de um funeral do líder palestino e para que autoridades internacionais comparecessem ao enterro.

Mas o diário afirma que autoridades israelenses impediriam que Arafat fosse enterrado na área do Monte do Templo, considerada sagrada pelos muçulmanos e situada em território israelense, em outra parte de Israel ou em regiões que estão sob controle de segurança israelense.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os problemas de saúde de Arafat
  • Saiba mais sobre o líder palestino Iasser Arafat

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iasser Arafat
  • Veja imagens de Iasser Arafat
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página