Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2008 - 12h00

Lula visita Antártida de olho em futuro do continente

da BBC Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita neste fim de semana a base brasileira na Antártida para mostrar apoio aos militares e pesquisadores brasileiros envolvidos no projeto e indicar para os outros países o interesse do país em participar do futuro do continente.

Ele chega nesta sexta-feira à tarde a Punta Arenas, no Chile, onde pernoita. No sábado, faz uma visita à estação antártica Comandante Ferraz, para marcar os 25 anos da presença brasileira no continente.

"É uma visita protocolar, onde ele vai conhecer e dar respaldo ao que vem sendo feito pelo Programa Antártico", afirmou o comandante Eron de Oliveira Pessanha, encarregado da Divisão de Operações do Programa Antártico Brasileiro.

Este ano também se comemora o Ano Polar Internacional e a visita do presidente, diz o comandante Pessanha, mostra à comunidade internacional o apoio do governo brasileiro à ciência e às atividades desenvolvidas na Antártida.

Apesar do apoio político representado pela visita, a base ainda depende das emendas parlamentares para conseguir receber integralmente o orçamento de R$ 12 milhões por ano para custeio mais R$ 2,5 milhões para modernização das instalações e equipamentos.

O comandante Pessanha disse que o presidente não vai ouvir nenhum pedido explícito por mais verbas, mas os responsáveis esperam que, ao ver os trabalhos de pesquisa realizados no local, o governo se convença de que precisa destinar ou pelos menos garantir os recursos atuais para o funcionamento da estação.

"Ele vai ter conhecimento do que a base precisa para ser vista como uma base modelo, como já é", afirmou.

Uma frente parlamentar criada no ano passado e liderada pelo senador Cristovam Buarque se empenha para endereçar emendas às atividades da base. A expectativa do comandante Pessanha é que a frente ganhe mais adesões e portanto mais recursos nos próximos anos.

A base brasileira é uma das 27 em operação na Antártida. A visita do presidente também deve reforçar a postura não territorialista brasileira em relação ao continente.

O Tratado da Antártida proíbe, até 2058, a posse de territórios, mas sete países reivindicam áreas - Argentina, Austrália, Chile, França, Nova Zelância, Noruega e Reino Unido. O Tratado congelou a discussão sobre a definição dos territórios, mas a reivindicação desses países continua, alguns deles sobre a mesma área, como é o caso de Reino Unido, Argentina e Chile.

Na estação brasileira vivem entre 25 e 60 pessoas, o maior contingente no verão, quando são realizadas pesquisas de oceanografia, biologia marinha, clima e até de agricultura.

Dos 19 projetos desenvolvidos atualmente na estação, nove estão integrados a projetos internacionais.

Comentários dos leitores
vanderlei hiller (2) 13/01/2010 22h34
vanderlei hiller (2) 13/01/2010 22h34
por mais que odeio esquerdas admito que seu governo por diversidades de representações sociais 'e mais abrangente que a direita de uma unica representação(ricos), mas a decisão cabera agora e sempre aos que mantem pequenos governos privados (a classe media), fogaça em poa achou maneira de furar a esquerda, o que 'e bom fica e o que 'e ruim sai. sem preconceitos e idealismos tolos.FERNANDO HENRIQUE E PSDB APRENDERAM ??OU , DEVO ESPERAR OUTRO. SE NÃO APRENDERMOS PODEMOS VIRAR CUBA , RUSSIA , CHINA . sem opinião
avalie fechar
vanderlei hiller (2) 13/01/2010 22h08
vanderlei hiller (2) 13/01/2010 22h08
PT e a colmeia de abelhas ! - no socialismo (figurativo)a "abelha rainha" não manda na colmeia ,são as operarias que decidem o futuro da colmeia !- L... não manda no pt .(abelha rainha) as correntes do pt q mandam , são operarias , são elas , sem terra , teologia da libertação , professores , sindicatos etc. e cada um deles a seu tempo manda ao congresso suas leis ( mas a abelha rainha continua em cena), as operarias continuam ocultas sob o manto da rainha.Assim vive a ' colmeia ' feliz ! ache as velhas operarias e acharas quem realmente manda. sem opinião
avalie fechar
José Carlos Jordan (10) 14/12/2009 10h22
José Carlos Jordan (10) 14/12/2009 10h22
POR ISSO QUE A CARGA TRIBUTÁRIA TRABALHISTA CONTINUA SENDO ALTA. O TRABALHADOR BRASILEIRO TRABALHA PARA O GOVERNO (total dos impostos) A QUANTIDADE DE MESES QUE O PRESIDENTE VIAJA sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (230)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página