Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2005 - 18h32

Brasil envia missão à Ásia para avaliar ajuda às vítimas

DIEGO TOLEDO
da BBC Brasil, em São Paulo

Uma equipe com cerca de 20 especialistas de diversos órgãos do governo brasileiro parte na noite desta sexta-feira para Medan, na Indonésia, junto com o terceiro carregamento de doações para as vítimas do maremoto no sul da Ásia.

A missão brasileira inclui funcionários dos ministérios da Saúde, da Defesa e das Relações Exteriores, além de integrantes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que coordena os esforços de ajuda à região.

A função da equipe de especialistas, que retorna ao Brasil no dia 18, é avaliar as necessidades mais urgentes das áreas afetadas pelo tsunami e orientar as iniciativas do governo para ajudar as vítimas do maremoto.

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira), que parte nesta sexta, transporta ainda sete toneladas de medicamentos doados pelo governo estadual de São Paulo e nove toneladas de água cedidas pela empresa Ambev.

De acordo com o governo federal, as doações do Brasil à região atingida pelo maremoto já chegam a 92 toneladas. A primeira remessa de ajuda foi enviada no último dia 29 para a Tailândia. A segunda partiu no dia 3 para o Sri Lanka.

Porta-aviões

Na quinta-feira, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e 49 embaixadores do Brasil no exterior, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a ampliação da ajuda às vítimas do tsunami.

O governo brasileiro decidiu ainda que o ministro-chefe do GSI, general Jorge Armando Félix, vai representar o país em uma reunião da ONU, no próximo dia 11, na Suíça, com o objetivo de definir uma estratégia global de assistência humanitária aos países atingidos.

Lula também discutiu com Amorim e o ministro da Defesa, José Alencar, a possibilidade de enviar um navio porta-aviões, com 1,2 mil membros das Forças Armadas, para auxiliar os trabalhos de ajuda.

A decisão sobre o assunto só deve sair depois da volta da missão de especialistas enviada à região.

Campanhas de doações

O principal papel do governo na ajuda às vítimas do maremoto tem sido a coordenação do envio de suprimentos arrecadados em diversas campanhas lançadas no país.

A maior dificuldade para os organizadores dessas campanhas é a distância em relação à área afetada pelo maremoto --o obstáculo é o elevado custo para o transporte dos donativos até o Sudeste Asiático.

"Isso requer uma logística complexa de transporte", diz o cônsul do Sri Lanka no Rio de Janeiro, Sohaku Bastos. "O governo do Sri Lanka solicitou que se priorize os donativos em dinheiro na conta da embaixada em Brasília."

O Consulado e a Embaixada do Sri Lanka têm coordenado uma das principais campanhas lançadas no Brasil.

Os donativos de alimentos e medicamentos são recebidos pela Embaixada do Sri Lanka, em parceria com batalhões da Polícia Militar e dos órgãos estaduais da Defesa Civil.

Balanço

A campanha S.O.S. Sri Lanka também conta com o apoio de organizações não-governamentais, como os movimentos Viva Rio e Ação da Cidadania.

Os organizadores da iniciativa estimam que, apenas no Rio de Janeiro, cerca de 400 toneladas de donativos foram recebidas.

O escritório brasileiro da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) também abriram contas para receber doações de dinheiro destinadas à região atingida pelo maremoto.

Até a tarde desta sexta-feira, a conta do Unicef Brasil já acumulava R$ 293 mil em depósitos.

A Cruz Vermelha Brasileira também recebe doações de alimentos e remédios, em parceria com a Defesa Civil dos Estados onde atua. Além disso, a entidade calcula já ter arrecado, em conjunto com movimentos lançados por alguns bancos brasileiros, R$ 1 milhão.

De acordo com balanço parcial da Defesa Civil de São Paulo, 70 toneladas de alimentos e 150 mil peças de roupas doadas às vítimas do tsunami foram recebidas pelo órgão.

Leia mais
  • Tailândia nega enterro de estrangeiros em fossas comuns
  • Corpos de brasileiros mortos chegam ao Brasil no sábado

    Especial
  • Veja como fazer doações para ajudar as vítimas da Ásia
  • Confira o especial sobre a tragédia na Ásia
  • Leia o que já foi publicado sobre maremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página