Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2005 - 09h56

"Meu coração bateu mais forte", diz estudante que viu o papa

EDSON PORTO
da BBC Brasil, em Roma

O estudante italiano Arturo Cristiano saiu de Nápoles às 7 horas da manhã desta segunda-feira para ver o papa João Paulo 2º.

Pouco mais de 12 horas depois, ele estava deixando uma das entradas laterais da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo do pontífice será velado por três dias.

"Foi muito emocionante vê-lo de perto. Meu coração bateu mais forte", disse Cristiano, ainda emocionado. "Só não chorei porque sou tímido."

O estudante, que estava carregando uma mochila, com um saco de dormir e um isolante térmico, disse que não sabia onde ia dormir. "Meu trem de volta para casa só sai amanhã de manhã."

Cidade lotada

Tem chegado tanta gente à cidade que a prefeitura de Roma reservou três estádios esportivos para montar acampamentos para quem não encontrar uma cama.

Agências de turismo dizem que praticamente não há mais hotéis ou pensões com camas disponíveis.

O número que tem sido divulgado pelas autoridades romanas e de 2 milhões de visitantes nesta semana --isso para uma cidade cuja área metropolitana tem menos de 3 milhões de habitantes.

"Família"

Pouco depois de Cristiano, o chileno Sergio Yakoveleff deixava a basílica de São Pedro abraçado a uma bandeira de seu país.

Compenetrado, ele levou algum tempo para responder à pergunta sobre por que tinha enfrentado a enorme espera para ver o papa.

"Ele era uma figura muito importante para mim. Foi como se tivesse vindo ao velório de uma pessoa muito próxima, da família."

Yakoveleff mora em Barcelona e tomou um avião no domingo para Roma assim que soube da data em que o velório iria começar.

"A viagem valeu cada centavo", disse antes de deixar a praça São Pedro.

"Dor"

O frade brasileiro Mario Osvaldo mora em Roma, mas estava na Suíça quando
soube da morte de João Paulo 2º.

Ele entrou na Basílica com uma pequena bandeira do Brasil presa ao seu boné e disse ter ficado impressionado com a fisionomia do papa.

"Eu vi nele uma expressão de dor", disse o frade.

O papa será velado na Basílica por três dias e o seu funeral vai ocorrer nesta sexta-feira (8), a partir das 10h (5h de Brasília).

Leia mais
  • 600 mil já compareceram ao velório de João Paulo 2º
  • Taxistas "usam" morte do papa para ganhar dinheiro na Itália

    Especial
  • Leia mais na especial sobre o papa João Paulo 2º
  • Leia o que já foi publicado sobre o papa João Paulo 2º
  • Veja galeria de imagens do papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página