Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2009 - 20h04

Serviço Secreto dos EUA mostra carro oficial de Obama

RAJINI VAIDYANATHAN
DA BBC News, em Washington

As primeiras fotos da nova limusine blindada oficial do presidente Barack Obama foram divulgadas pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos.

Apelidado de "The Beast" ("O Animal", em tradução livre), o novo Cadillac fará sua estreia em um desfile no dia 20, durante a cerimônia de posse do presidente.

O Serviço Secreto americano afirmou que a limusine dará ao novo ocupante o nível mais alto de proteção.

Divulgação

Como esperado, o Serviço Secreto não divulgou muito a respeito do carro, mas Nicholas Trotta, diretor-assistente para o Escritório de Operações de Proteção, fez comentários a respeito em uma declaração à imprensa feita pelo órgão.

"Apesar de não podermos discutir muitos dos aprimoramentos de segurança do veículo, posso afirmar que a segurança deste carro e os sistemas de comunicação codificados fazem dele o veículo de proteção tecnologicamente mais avançado do mundo."

Blindagem e oxigênio

Observadores afirmam que o novo carro deve incluir vidros à prova de balas, blindagem no resto do carro, um suprimento em separado de oxigênio e o interior completamente vedado para proteção contra um ataque químico.

Alguns brincam afirmando que o carro é tão resistente que conseguiria aguentar até o ataque com uma granada-foguete. Seus pneus poderiam continuar funcionando mesmo depois de furados por um tiro.

O interior do carro é um segredo muito bem guardado, mas não há dúvidas de que o Cadillac tem os melhores e mais avançados equipamentos.

David Caldwell, porta-voz da General Motors, fabricante do Cadillac, disse à BBC que o carro foi feito de acordo com as especificações que a companhia recebeu do governo federal.

"Uma das especificações é que não falamos das especificações", disse.
Mas Caldwell revelou que o carro foi feito de acordo com o projeto de um Cadillac contemporâneo e iria incluir o interior feito à mão.

Quando questionado se este interior incluiria equipamentos como uma base para iPod, por exemplo, Caldwell afirmou que não poderia comentar de forma específica, mas acrescentou que o veículo teria "aparelhos eletrônicos modernos".

Comentários dos leitores
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
J. R. (1267) 02/02/2010 13h52
Obrigado pela dica! Um bom documentario sobre o poder dos bancos. sem opinião
avalie fechar
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Mauricio Valente (7) 01/02/2010 19h40
Para J.R.:
Interessante seu conhecimento de política internacional, mas falta um esclarescimento:
Assista ao documentário de Charlie Sheen "a verdade liberta voce" no youtube. Vai gostar de ligar os pontinhos...
sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h12
Bom, vamos esperar que parte desses BILHÕES sejam destinados à retirada de tropas dos países que eles invadiram. E esperar que este valor não seja atrelado à dívida externa dos mesmos... 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1744)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página