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20/01/2006
-
09h58
Dois testes de transmissão de TV ao vivo para aparelhos de telefone celular no Reino Unido indicam que este promete ser um mercado lucrativo para as operadoras de telecomunicações.
Um projeto em Oxford conduzido pela empresa O2 revelou que cerca de 80% dos usuários teriam interesse em assinar o serviço de TV no celular.
Outro levantamento, da British Telecom (BT), mostrou que as pessoas estariam dispostas a pagar até 8 libras (cerca de R$ 32) por mês para poder ver TV em qualquer lugar, a todo momento.
Clique aqui para ver o vídeo
A O2 foi surpreendida ao ver que as pessoas do teste piloto estavam assistindo TV no celular dentro de casa. Segundo os seus resultados, 36% dos usuários acessaram o serviço dentro de casa, enquanto 23% estavam em casa ou na universidade e 28% em carros ou transporte público.
Os dois testes utilizaram tecnologia distintas, mas ambos comprovaram o interesse dos consumidores.
Notícias e Novelas
Os programas mais assistidos --os participantes podiam escolher grandes emissoras como BBC, ITV e Channel 4 -- foram as notícias, novelas, programas de música e documentários.
A O2 distribuiu a 400 pessoas em Oxford telefones celulares adaptados especialmente para receber o sinal ao vivo de 16 canais de TV. Cerca de 76% dos participantes disseram que assinariam o serviço nos próximos 12 meses. O índice de satisfação com o serviço foi de 83%.
As pessoas assistiram em média três horas de TV no celular por semana. Os horários de maior demanda para essas transmissões eram de manhã cedo e fim da tarde, horário em que as pessoas estão no caminho de casa ao trabalho e voltando.
A O2 usou uma tecnologia chamada DVB-H, que consiste em encaminhar sinais de TV digital a um aparelho receptor que é instalado nos telefones. Este método --que foi adotado como padrão para toda a Europa-- é mais eficiente e barato que o TV streaming por meio da tecnologia 3G.
Já os testes da BT foram realizados com a tecnologia Digital Audio Broadcasting (DAB), já usada habitualmente no Reino Unido para a transmissão de rádio em formato digital.
A consultoria de tecnologia Strategy Analytics prevê que as companhias européias de telefonia celular terão cerca de 50 milhões de usuários assinando os serviços de TV até 2009, gerando uma receita de 3,5 bilhões de libras (cerca de R$ 14 bilhões).
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Venda on-line de músicas triplica e chega a US$ 1 bi
Especial
Leia o que já foi publicado sobre telefones celulares
Britânicos aprovam serviços de TV pelo celular
da BBC BrasilDois testes de transmissão de TV ao vivo para aparelhos de telefone celular no Reino Unido indicam que este promete ser um mercado lucrativo para as operadoras de telecomunicações.
Um projeto em Oxford conduzido pela empresa O2 revelou que cerca de 80% dos usuários teriam interesse em assinar o serviço de TV no celular.
Outro levantamento, da British Telecom (BT), mostrou que as pessoas estariam dispostas a pagar até 8 libras (cerca de R$ 32) por mês para poder ver TV em qualquer lugar, a todo momento.
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A O2 foi surpreendida ao ver que as pessoas do teste piloto estavam assistindo TV no celular dentro de casa. Segundo os seus resultados, 36% dos usuários acessaram o serviço dentro de casa, enquanto 23% estavam em casa ou na universidade e 28% em carros ou transporte público.
Os dois testes utilizaram tecnologia distintas, mas ambos comprovaram o interesse dos consumidores.
Notícias e Novelas
Os programas mais assistidos --os participantes podiam escolher grandes emissoras como BBC, ITV e Channel 4 -- foram as notícias, novelas, programas de música e documentários.
A O2 distribuiu a 400 pessoas em Oxford telefones celulares adaptados especialmente para receber o sinal ao vivo de 16 canais de TV. Cerca de 76% dos participantes disseram que assinariam o serviço nos próximos 12 meses. O índice de satisfação com o serviço foi de 83%.
As pessoas assistiram em média três horas de TV no celular por semana. Os horários de maior demanda para essas transmissões eram de manhã cedo e fim da tarde, horário em que as pessoas estão no caminho de casa ao trabalho e voltando.
A O2 usou uma tecnologia chamada DVB-H, que consiste em encaminhar sinais de TV digital a um aparelho receptor que é instalado nos telefones. Este método --que foi adotado como padrão para toda a Europa-- é mais eficiente e barato que o TV streaming por meio da tecnologia 3G.
Já os testes da BT foram realizados com a tecnologia Digital Audio Broadcasting (DAB), já usada habitualmente no Reino Unido para a transmissão de rádio em formato digital.
A consultoria de tecnologia Strategy Analytics prevê que as companhias européias de telefonia celular terão cerca de 50 milhões de usuários assinando os serviços de TV até 2009, gerando uma receita de 3,5 bilhões de libras (cerca de R$ 14 bilhões).
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