Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Gil deixa o governo

Gilberto Gil anunciou hoje seu afastamento do Ministério da Cultura, pasta da qual era titular desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O posto será ocupado interinamente pelo atual secretário-executivo da Cultura, Juca Ferreira.


Mais resultados: 1 2
Comentários dos leitores
Francisco José Donadel (68) 05/08/2008 13h36
Francisco José Donadel (68) 05/08/2008 13h36
Sr. Deslize, quando usei o termo "bobo da corte" não me referia ao presidente e sim ao trovador ministro da cultura. O fato de Lula não ter diploma deve-se à falta de esforço, pois não lhe faltaram tempo e oportunidade desde que se aposentou como metalúrgico. Isso não é motivo de orgulho para ninguém. O Vicentinho, por exemplo, conseguiu o seu. Na realidade, o diploma não fez falta ao ex-sindicalista, já que chegou à presidência da república. De bobo o Lula não tem nada. 8 opiniões
avalie fechar
Francisco José Donadel (68) 04/08/2008 19h50
Francisco José Donadel (68) 04/08/2008 19h50
Sr. João Marino Deslize está mal informado ao afirmar que Gilberto Gil não gosta de política, pois ele já foi político na Bahia. Pior ainda, se assim fosse, ter aceitado cargo de ministro. Quanto à "sabedoria" que imputa ao presidente, ficaria melhor o termo "esperteza". Espero que os motoristas e pedreiros citados pelo Sr. Deslize não estejam pensando em se candidatar à presidência. Não precisa desenhar nada porque a escrita já mostrou tudo. 8 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (274) 04/08/2008 18h59
Helena Manzione (274) 04/08/2008 18h59
"Fora do governo, Gilberto Gil diz que agora pode ser politicamente incorreto "
..........................................................................
Agora é tarde.
Já foi muuuuito "politicamente incorreto".
Deveria sim ter se limitado à brilhante carreira musical.
Com sua omissão no ministério, a perda foi irreparável para a Cultura, de Janeiro de 2003 a Julho de 2008.
Não se lutou nem por prestígio da pasta nem por recursos.
E nós, contribuintes, eleitores e cidadãos brasileiros pagamos por cada minuto dessa omissão...
...
Teria sim sido bem mais adequado Gil se abster de fazer esse comentário.
2 opiniões
avalie fechar
O Carioca (493) 01/08/2008 12h35
O Carioca (493) 01/08/2008 12h35
Gilberto Gil passou "em branco" pelo Ministério da Cultura. Não deu nenhuma contribuição de peso e em sua biografia nada poderá ser acrescentado. 13 opiniões
avalie fechar
almir inacio da silva (25) 01/08/2008 11h20
almir inacio da silva (25) 01/08/2008 11h20
Só se o Lulla fosse mais bôbo do que parece para não aceitar uma despedida desta. O Gil já teria de ter tomado esta decisão no segundo dia de "trabalho" na pasta. Chegou....olhou.......não entendeu nada......mas permaneceu na velocidade da inércia do governo PT. Acho que o Lulla vai nomear algum fugitivo das FARCS para o cargo. Compromisso com "elas" nos já conhecemos e não nós espantamos nem um pouquinho. Esperemos para ver mais uma besteira na nomeação do novo ministro. 12 opiniões
avalie fechar
almir inacio da silva (25) 01/08/2008 11h14
almir inacio da silva (25) 01/08/2008 11h14
Nem mesmo sei se o Gilberto "Giro" sabia o que era ser ministro. Acho que ele queria mesmo era brincar mundo afora e dizer que se a coisa complicar é só subir num morro e colocar fogo na "fogueirinha de papel". Nos precisamos de técnicos para enfrentar os problemas dos ministérios. A Política na sua totalidade é "troca de favores". Pensando assim algum Brasileiro bem preparado e com conhecimento em economia e com alguns projetos, certamente valorizará a cultura num pais "tão..tão...distante". 7 opiniões
avalie fechar
Yvonne Ferreira (435) 01/08/2008 10h30
Yvonne Ferreira (435) 01/08/2008 10h30
Lei Rouanet
"Precisamos de compromisso da area de econômia para nos dar orçamento capaz de nos dar atendimento a cultura"
Mais orçamento? Espero que não continuem caindo nas mãos de Antônio Ermírio de Morães/Votorantin para depois distribuir querelas as ONGS...
Saudações
24 opiniões
avalie fechar
Flavio Bigliazzi (32) 01/08/2008 08h47
Flavio Bigliazzi (32) 01/08/2008 08h47
Parece que a coisa é feita de propósito. Colocam um incompetente no assunto pra cuidar de algo tão importante e o resultado é esse aí. Inércia, mais atraso, menos cultura. Quanto tempo se fala em mudar esta lei. A lei precisa de mudanças sim. Hoje, a grosso modo, a lei privilegia somente o impresso em papel, ignorando outros tipos de mídia. Tem que mudar e urgentemente. Afinal, a mensagem não chega ao cerébro somente através da leitura em papel. Pra complementar, nossa cultura anda tão em baixa, que "artistas" a exemplo do então ministro, passam admirados por sua obra musical. Em terra de cego caolho é rei. 5 opiniões
avalie fechar
Helena Manzione (274) 01/08/2008 00h33
Helena Manzione (274) 01/08/2008 00h33
Grande músico!
Lamento apenas pelo tempo em que o Ministério da Cultura deixou de prestigiar o gigantesco potencial da diversidade regional brasileira, o que poderia ter cuprido um papel mais inclusivo das manifestações culturais as mais autênticas.
Setores da nossa cultura ganharam corpo? Claro.
Mas se tivesse havido empenho e dedicação na gestão da cultura nacional, não seriam um ou dois os setores beneficiados.Teria sido mais conveniente a transmissão da pasta ainda no fim do primeiro mandato Lula.
Quem será o sucessor? Um político?
2 opiniões
avalie fechar
FLÁVIO PAGLIUCA (3) 31/07/2008 18h17
FLÁVIO PAGLIUCA (3) 31/07/2008 18h17
Precisa comentar?....Saiu tarde demais...depois de aproveitar-se do cargo para viajar o mundo, às custas do povo brasileiro, e divulgar todo o seu repertório artístico, acredito que foi tarde demais....By......by......by...... 15 opiniões
avalie fechar
João Marino Delize (251) 31/07/2008 16h17
João Marino Delize (251) 31/07/2008 16h17
Discordo do sr. Francisco José Donadel, considerando que o grande Presidente Lula, por não ter um canudo do Curso Superior, pode ser chamado de bobo da corte. Quantos almofadinhas gostariam de ter a sabedoria do presidente Lula. Chegaram à presidência mas não deram nenhum resultado ao povo mais humilde. Hoje 45% por cento das famílias frequentam os chopings e têm poder aquisitivos para comprar quase todos eletrônicos. Hoje falta mão de obra no País para preencher as vagas que aparecem. Aqui em Maringá uma transportadora está com mais de 80 vagas para motoristas e não acha ninguém interessado e olha que o salário passa de 2.000,00 reais ao mês. Muitas construções estão paradas por falta de pedreiros. Este ano o total de pessoas contratadas com carteira assinada passará de 2.000.000, (dois milhjões). Não sei de que o sr. Francisco reclama? Gilberto Gil não gosta da política. Saiu do ministério, porque se fazer um show por mês ganhará mais que ser ministro. Preciso desenhar? 13 opiniões
avalie fechar
Francisco José Donadel (68) 31/07/2008 14h15
Francisco José Donadel (68) 31/07/2008 14h15
O primeiro LP que comprei foi Realce. A música e a poesia de Gilberto Gil alegraram minha adolescência. Quando aceitou a pasta da Cultura percebi que havia pedido o artista, mas esperava que o país ganhasse no aspecto cultural. Que decepção! Gil, além de se auto-promover pelo mundo, fez o papel que o jornal espanhol bem definiu: trovador do governo Lula, o que na Idade Média seria o bobo da corte. Mas, temos que reconhecer sua inteligência. Soube muito bem a hora de deixar o governo do PT. Como sábio vidente marcou sua presença no período profícuo e não comporá a história da decadência vindoura, "porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo cedo". 16 opiniões
avalie fechar
Alcides Emanuelli (740) 31/07/2008 14h15
Alcides Emanuelli (740) 31/07/2008 14h15
Sai o Ministro da cultura, todos tem algumas palavras para criticarem seu trabalho como ministro e ninguem faz elogios para o periodo em que esteve a frente da Cultura.
Veja bem companheiros, todos os ministérios devem ser um dos melhores negócios financeiros.
Bom salario, empreguismo de muita gente e por ai vamos indo.
Ministérios são sinonimos de privilégios para quem os detem e os tem como direitos seus e de seus amigos.
O que não podemos é criticar o Gilberto Gil, porque ele saiu e entrou outro que vai tambem ter vantagens financeiras, bons salarios e uma turma grande para acessorar com bons salarios.
Esse é nosso Brasil que mais ou menos 20 anos atras tinha 20 ministérios e todos atacavam e criticavam hoje com quase 40 ministérios todos acham bonitos e tem projetos para criarem mais um ministérios.
O proximo ministérios deve ser o Ministérios dos Amigos do Mensalão, ou os dos Amigos do Dantas, quem sabe os dos Amigos do Churrasqueiro do Presidente, o Ministério do Churrasco, esse sim vai ser uma festa como os dos Assuntos Raciais, por falar nisso será que a mulher aquela já prestou conta do seu cartão corporativo o salarios do Ministério dela era pouco que ainda tinha o Cartão e assim vai o trem dos Ministérios.
Ninguem faz nada ninguem cria nada nesse trem todo mas todos andam de lá para cá agora com a lei seca sem beber, mas vão gastando, vão criando leis para doarem o dinheiro brasileiro e dizem que é para a cultura.
E a competencia do profissionalismo!
14 opiniões
avalie fechar
Alexandre Freitas (1) 31/07/2008 14h12
Alexandre Freitas (1) 31/07/2008 14h12
Gilberto Gil foi um execelente ministro da Cultura. Trouxe discussões importantes e acima de tudo, visibilidade e prestígio para uma pasta para a qual poucos davam atenção. Se não fez tudo o que gostaríamos é também porque teve de lidar com interesses poderosos, que outros ministros também não foram capazes de derrubar. Como artista, Gil é um gênio com reconhecimento em diversos países do mundo. Infelizmente, aqui no Brasil alguns que sabem muito pouco de cultura, de política e de música o criticam injustamente. Parabéns Gilberto Gil ! Saiba que sua contribuição foi de extrema importância para o nosso país ! 8 opiniões
avalie fechar
Célio Costa (2) 31/07/2008 13h37
Célio Costa (2) 31/07/2008 13h37
Grande brasileiro mesmo!
Só pra lembrar o que ele fez em seu mandato?
Se não estou enganado a única coisa feita foi de concreto foi receber salario!
O velho problema do brasileiro o cidadão é conhecido então serve para cargos públicos.
Meus querido o negocio do gilberto Gil é música e
não politica!
Abraço à todos.
6 opiniões
avalie fechar
Jonas Faria (3) 31/07/2008 13h21
Jonas Faria (3) 31/07/2008 13h21
O que é cultura para Gil? Ele acha que cultura é só axé e capoeira. Ele deveria ocupar algum cargo na prefeitura de Salvador. Bom, infelizmente a maioria do nosso povo pensa assim, não é de se admirar que nosso país é apenas conhecido pelo carnaval e pelo futebol......profundamente lamentável. 12 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (26) 31/07/2008 13h18
Marilia Shiraiwa (26) 31/07/2008 13h18
Gilberto Gil é um excelente letrista sabe esculpir as palavras, foi entronizado no cargo para dar credibilidade ao governo. A questão cultural brasileira é complexa pois ela deve refletir a multifaces da nossa colonização. Num país onde a cultura caipira é desvalorizada e a cultura country endeuzada, onde a conservação e preservação do patrimônio cultural relegado ao ultimo plano, os desafios ultrapassam a expectativa de aumento do numero de leitores, criação de museus e bibliotecas , espaços culturais. Cultura reflete também para mim o grau de educação de seu povo. Num país onde o mandatário utiliza na mídia "a gente temos que fazer" não se pode criticar as pessoas que empregam o "a nível de" ou "faz prá nós", falta pelo menos o exercício da redação e um livro de regras gramaticais. Bom retorno ao ex-ministro ao seu oficio de poeta. 6 opiniões
avalie fechar
M Mig (863) 31/07/2008 11h55
M Mig (863) 31/07/2008 11h55
Convenhamos que Gil é inteligente, e capacitado... para musica, seu nome como ministro da cultura foi um erro, esse cargo esta fora do seu ramo, da sua formação e da sua capacidade (o que não é vergonha nenhuma, simplesmente é verdade) 9 opiniões
avalie fechar
M Mig (863) 31/07/2008 11h47
M Mig (863) 31/07/2008 11h47
Concordo com Felipe Godoy Barradas
Adoro Gilberto Gil... como musico, cantor e compositor... mas como ministro ele foi péssimo.
5 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 31/07/2008 09h40
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 31/07/2008 09h40
Gilberto Gil é um grande brasileiro!
Esteve a serviço da Pátria,
15 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (37)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página