Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Plano de Direitos Humanos

O 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, criado por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim do ano passado, dividiu os ministros do governo federal.


Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos
Comentários dos leitores
paulo cesar (1) 13/01/2010 13h33
paulo cesar (1) 13/01/2010 13h33
VIVA A CHAVINIZAÇÃO DO BRASIL!!! (sic)
Amigos... esse decreto NOJENTO é o primeiro passo para o Brasil virar uma grande VENEZUELA! Sabemos que na época da ditadura a única coisa que não havia eram santos, todos cometeram excessos. Muita gente desapareceu, morreu e suas famílias (tanto de desaparecidos políticos quanto de soldados do exército ou policiais) não tiveram o direto básico de saber o que aconteceu com eles ou dignamente enterrar seus mortos. Quanto ao aborto e símbolos religiosos, rasga-se a Constituição e pior ainda quanto a Liberdade de Imprensa. Institui-se as amarras típicas de estados Facistas, Nazistas ou Stalinistas. A Casa Civil, nas mãos da emperucada Dilma sequer leu ou se deu ao trabalho de analisar as consequencias ao país de um decreto desastroso. E essa EMPERUCADA quer ser Presidente??? Triste o país que tem como governantes aqueles que viram as costas para seu povo pensando em si próprio, enquanto o país literalmente se afoga nas chuvas de verão e vê suas casas e seu patrimônio ser destruído na próxima trovoada! SOCORROOOOOO!!!! Acorda Brasil! Fora CHAVES! (ou queremos ter racionamento de luz, água e tudo em nome de um ideologismo que na verdade é um fantasma requentado do século passado???)
12 opiniões
avalie fechar
"violação dos direitos humanos para promover a reconciliação nacional"? O que é isso?
O assissinato do Vladimir Herzog, de Manoel Fiel Filho e de tantos outros foram cometidos para reconciliar a nação? Os sequestros e torturas inominaveis serviram a esse proposito? Será que os militares do exercito que iriam explodir o Rio-Centro queriam se reconciliar com os jovens que lá estavam num show musical?Não foram os partidos de esquerda que derrubaram um governo legítimo e instauraram uma Ditadura que durou 21 anos.
Os militares de 64 instauraram o terror no Brasil e os atuais chefes das forças armadas deveriam tomar a iniciativa de revelar a verdade sobre tudo o que aconteceu e pedir desculpas à nação. Essa é a verdadeira forma de reconciliação nacional.
8 opiniões
avalie fechar
Rodrigo Crivellari (31) 13/01/2010 13h30
Rodrigo Crivellari (31) 13/01/2010 13h30
Vejo muita gente batendo no governo FHC. Mas quero fazer uma pergunta :
Qual a contribuição o PT deu para o fim da inflação brasileira. Se bem me recordo o PT era contra o plano real. Plano este que deu estabilidade ao país. Tudo que o PT criticou, manteve posteriormente em seu governo. em suma é o sgeuinte, Lula não poderia fazer o governo que fez se antes FHC não tivesse feito o que precisou fazer. A diferença ai 'eque FHC fez o qu etinha que ser feito e Lula pegou a coisa pronta. Não se iludam, Lula não fez nada demais. Quem realmente fez a base foi FHC. Sem ele Lula seria um Zé ninguem no poder. Dilma não tem experiencia para ser presidente do Brasil. Também não gosto de Serra, mas se não quisermos ter um futuro a lá Chaves, Serra é a menor das piores opções. Acorda Brasil !!!
7 opiniões
avalie fechar
Jair Baltazar Rodrigues (2) 13/01/2010 13h20
Jair Baltazar Rodrigues (2) 13/01/2010 13h20
Chega a ser cômico ver pessoas defenderem o LULA e atacarem FHC, e o contrário também. Este assunto envolvendo Direitos Humanos começou no governo FHC, e avançou no governo LULA, mas agora com conotações fortemente ideológicas. O Sr. Jose Inacio faz críticas bobas ao governo FHC, chamando-o de privatista e outros adjetivos supostamente ofensivos. Acho as privatizações necessárias e importantes para o País. Se o governo não tem dinheiro para consertar as estradas, de onde arrumaria o volume de dinheiro necessário para modernizar as comunicações, capitalizar a Valle e tantas outras ex-estatais. Como contra ponto, imagine o que faria o Sr. José Dirceu com todas estas estatais na mão para corromper o Pais e implantar uma ditadura de "esquerda". Faço essa afirmação entre parentesis por que esse governo trabalha com rudimentos do capitalismos, é populista e fisiológico, e se diz de esquerda e progressita. Tome dados do IBGE e compare a evolução dos indicadores socias no governo FHC e LULA, e se for honesto vera que não há diferenças. Também, este Sr. não tem a menor idéia do que seja direita. Antigamente, se dizia que os comunistas "comiam criancinhas" e hoje se chama os opositores de neoliberais, quantas idiotices. 5 opiniões
avalie fechar
Jose Maria Florencio (6) 13/01/2010 13h10
Jose Maria Florencio (6) 13/01/2010 13h10
Crimes cometidos pelos militares, os mesmos que ajudaram a restabelecer a DEMOCRACIA? E os bárbaros crimes cometidos pela gente do Lula da Silva, todos declaradamente COMUNISTAS? GENTE QUE PRATICOU SEQUESTROS, ASSALTOS A BANCOS, ASSASSINATOS E TODA A SORTE DE ARBITRARIEDADES, GENTE DE MENTE SUJA, DESALMADOS TRAVESTIDOS DE BEM FEITORES DA HUMANIDADE? Esses deverão ficar impunes? É assim mesmo, a moeda dos comunas só tem uma face, e essa sempre os favorece. Brasil de patetas. Vamos trabalhar gente preguiça, isso ninguém quer. 8 opiniões
avalie fechar
Raf Souza (176) 13/01/2010 13h03
Raf Souza (176) 13/01/2010 13h03
Márcio Oliveira
Que comentário ridículo... cada dia me impressiono mais em ver o patético nível intelectual das viúvas de FHC. Um gigantesco mar de mediocridade, ignorância, analfabetismo político...
Não é a toa que ninguém mais leva o PSDB a sério... não dá pra levar, mesmo que se tente. É um partido que construiu uma base de apoio a partir de lavagem cerebral e blindagem midiática... não tem discurso, não tem feitos, não tem nada para apresentar.
45 opiniões
avalie fechar
lineu machado silva (1) 13/01/2010 12h45
lineu machado silva (1) 13/01/2010 12h45
Hà algo extranho no ar. Assim agiram hitler e goebells e levaram seu país à destruição. Assim está agindo o governo da Venezuela. O paradoxo está constante nas atitudes deste governo cuja ideologia é ganhar mais para si próprios. Não queremos seguir nunhuma ideologia ultrapassada. Cuidado com estes caudilhos que demostram um crescimento exemplar do país, e o levam a ruína. 3 opiniões
avalie fechar
elisabeth gennari (181) 13/01/2010 12h31
elisabeth gennari (181) 13/01/2010 12h31
Óbvio que está tudo bem entre Vancucchi e o ministro Jobim. O que o Vanucchi não esperava era a reação contrária do que ele propos, que só iriam julgar os militares.Se fossem a julgamento tb os terroristas teriam que responder por seus atos sim, e o que o Vanucchi também se esqueceu que a anistia, trouxe de volta todos eles que estão ai na politica nos sugando.Esqueceu-se também que a candidata a presidencia participou ativamente nos anos da ditadura, como terrorista.
E o presidente outro que assina sem ler bancou o palhaço, pois não lê nem revista em quadrinho, e tenho certeza que não saber nem interpretar um texto.
E digo mais aos petistas quando falarem de pessoas que não pensam como eles falem com respeito, pois são brasileiros e tem o direito de ter seus ideais expostos aqui e em qualquer outro lugar.
4 opiniões
avalie fechar
Rogerio Neves (4) 13/01/2010 12h18
Rogerio Neves (4) 13/01/2010 12h18
Concordo com Marina da silva. A maior culpada por este Plano mirabolante e socialista é a ex terrorista e candidata a Presidente Dilma Rousself que, logicamente apoia um ditadura socialista neste País. Leu e levou para o presidente assinar. O presidente assinou sem ler, mas se lesse provavelmente assinaria tambem, pois com certeza ele não ia entender nada, então . PARABENS ÀQUELES QUE APOIARAM ESTE GOVERNO DESDE O SEU INÍCIO: EMPRESÁRIOS, BANQUEIROS, EMPREITEIROS E O POVO QUE ACREDITOU NA FARÇA LULISTA. E VIVA 2010 5 opiniões
avalie fechar
JOSE MOTTA (109) 13/01/2010 12h16
JOSE MOTTA (109) 13/01/2010 12h16
SENHOR ANTONIO PASSO, QUER DIZER QUE O BRASIL "ESTÁ BEM" HOJE ESE CONSEGUIR ERRADICAR A MISERIA EM 2016, É ECLUSIVAMEN POR CAUSA DO PT? E QUANDOI A INFLAÇÃO GALOPAVA DURANTE ANOS A FIO A 50 A 80 % (CHEGOU A MÊS) E NINGUÉM CONSEGUIA DETE-LA E APÓS A ENTRADA DO PLANO REAL É A QUE AS COISAS COMEÇARAM A ENTAR NO EIXO (AINDA FALTA MUITO) NÃO TEM VALOR? sem opinião
avalie fechar
Flávio Pikana Lemos (1) 13/01/2010 12h11
Flávio Pikana Lemos (1) 13/01/2010 12h11
Parece que há alguma chance (pequena) de a coisa ir em frente. Agora, vejamos se realmente será autorizado que todos TODOS tenham que prestar contas sobre o passado pois, se a pretensão é rasgar a Constituição e desfazer acordos, que todos paguem. Talvez seja algo bom para o Brasil pois, se houver Justiça (essa a cada dia é uma dúvida que aumenta) teremos uma boa limpeza da vida política pois, assassinos, sequestradores, mentirosos contumazes (crime menor), guerrilheiros, estrupadores, prostitutas a serviço da esquerda, executores sumários de cidadãos inocentes, militares e policiais e até de colegas "de ativismo de esquerda" deverão ser processados e condenados - e veja-se que não irão nunca - graças à ação de seus "repressores" para o "paredon", destino cultuado e muito usado pelos que lhes servem de exemplo.
Inclusive repito, se houver Justiça, muda-se a sucessão presidencial.
Realmente, parece que a História é inescrutável para alguns revanchistas de plantão e, a Lei ... ora a Lei (ao menos esta que está à disposição de alguns) é para os inimigos. Aos amigos criminosos o panteão da glória.
Mudar nomes consagrados? Revanchismo inaceitável. Ou eles acham que podem colocar aqui as Av. Lênin, Che e outras tantas que já foram trocadas pelos revisionistas seus amigos no decorrer do tempo; querem seus nomes nelas: saibam que logo serão retirados.
A Pátria Brasileira, o verdadeiro Povo Brasileiro não deverá permitir isso.
3 opiniões
avalie fechar
Luciano Ferreira (1) 13/01/2010 12h08
Luciano Ferreira (1) 13/01/2010 12h08
Com relação ao aborto, lembro que não é apenas a Igreja Católica que é contra, temos até uma pré cadidata que é contra, Marina Silva; isso sem falar que não é necessário ser uma pessoa religiosa para ser contra um possível assassinato - "In Dubio Pro Reu" - conheço ateus que o são. Que eu saiba, o Islão é contra. Além disso, dizer que, "O Brasil é um país láico" como justificativa para rechacar o "ser contra o aborto" está muito errado pois, o Estado é laico, o pais não. sem opinião
avalie fechar
Jose Inácio (47) 13/01/2010 12h07
Jose Inácio (47) 13/01/2010 12h07
É preciso ter cuidado com com o que escrevemos. Com relação a ministra usar peruca, o faz em razão de uma doença que a acometeu recentemente e ao submeter-se ao tratamento teve queda de cabelo que a levou a usar peruca. Pergunto? é proibido usar perucas em razão de doença? quantas pessoas estão usando peruca pela mesma razão? não confundamos política com doença. Vamos falar de política. O primeiro apagão se deu o governo privativistra do FHC, que além de vender a nossa energia e telefonia aos gringos não mostrou onde foi o dinheiro da privatização. Qual foi a vantagem? ao meu ver nenhuma, perdemos milhares de empregos. Estes dias deu um problema no meu telefone ao solicitar conserto fui informado que demoraria de 24 a 48 horas. Antes da privatização deste serviço, a conserto quando precisei foi nomesmo dia. O governo Lula não privatizou nada e pagaou a dívida com o FMI, veja o tamanho da incompência do gverno anterior ao Lula. No governo do FHC e do DEM o salário mínimo era de 60 dólares, quanto é hoje? Por favor antes de destilar ódio contra o atual governo, devemos fazer comparações. Não podemos ter a mente tão curta a ponte de esquecer um passado tão recente. A meu ver o governo do presidente Lula e muuuiiiitooooo melhor do que o do PSDB/DEM - entreguista e privativista de nossas riquesas. 106 opiniões
avalie fechar
Caro Sr. Eduardo Guimaraens: ao contrário do que o Sr. afirma, eu e muitas pessoas que aqui postaram seus comentários, leram sim esse infeliz documento. A grande diferença entre nós e o Sr. talvez esteja em que eu e os demais que se posicionaram contra, entendemos o que estava escrito. Talvez o Sr. pertença ao grupo dos radicalóides que acha que qualquer bobagem que o PT ou o nosso iluminadíssimo presidente façam, seja o máximo em termos de inteligência e lógica política. Aí fica difícil qualquer tipo de discussão. Um abraço. 2 opiniões
avalie fechar
israel ferreira marques (20) 13/01/2010 12h03
israel ferreira marques (20) 13/01/2010 12h03
Márcio Oliveira (1) 13/01/2010 09h40
A primeira vez que que tu se manifesta e já escreve tanta bobagem. Informe-se aqui na própria folha que tem todo o histórico do programa nacional de direitos humanos; então opine com mais fundação e não de acordo com manchetes da imprensa ou comentários de blogs/colunas.
sem opinião
avalie fechar
Marina Dias (1) 13/01/2010 12h00
Marina Dias (1) 13/01/2010 12h00
Eu não consigo entender como alguém pode ser contrário as investigações sobre os abusos cometidos durante o regime militar.
Penso que pessoas que estão refutando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos não conhecem nem um pouco a história de seu país ou o contrário também se aplica, nesse caso conhecem muito e estão se "borrando".
Quem tem medo da verdade é aquele que deve.
Nada mais justo, investigar crimes cometidos pelo próprio governo daquele periodo. Muitas pessoas ainda estão desaparecidas, muitas ainda sofrem com as marcas deixadas pela ditadura.
Crimes foram cometidos sim, indiscutivelmente todos sabemos disso. E agora quando finalmente vivemos um periodo democrático onde podemos dar abertura para esse tipo de investigação, vem um bando de retrógrados fazer barulho.
Pensem um pouco, leiam sobre esse período sombrio da história do Brasil. Vocês acham que aqueles que perderam um ente querido ou que foram humilhados em porões pelos homens do DOI-Codi, não merecem um ponto final nessa história?
Chamar de terrorista o movimento dos jovens das décadas de 60, 70 e 80 é um crime contra a inteligência do povo brasileiro.
6 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1594) 13/01/2010 12h00
Luís da Velosa (1594) 13/01/2010 12h00
Não sei a razão de algumas pessoas terem medo de lutar desarmadas. Desarmado também se luta. Mas, também é verdade que há coisas que desejamos mas, certamente, não merecem que por elas lutemos. Sai muito caro e só nos leva ao taedium vitae. sem opinião
avalie fechar
Rogerio Neves (4) 13/01/2010 11h53
Rogerio Neves (4) 13/01/2010 11h53
Propor um plano que ameaça a propria constituição do País é algo absolutamente inegociável. Ameaçar a propriedade privada, propor a censura, estimular a diferença de raças somente poderia sair da cabeça dos retrogrados componentes do PT. O mais absurdo que o mesmo passou pelas mãos da dona Dilma que deu o seu aval, para então o nosso presidente que não sabe de nada e assinou ser ler, ratificar. Que os brasileiro tenham muito juízo nesta próxima eleição, senão poderemos ter que voltar aos tempos do racionamento, do caos e da incerteza.Conquistas democráticas estão sendo colocadas à prova. Não queremos uma ditadura bolivariana em no País. 7 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 13/01/2010 11h52
Rui Ruz Caputi Caputi (1955) 13/01/2010 11h52
Alguem tem que ler alguma coisa nesse governo. Não é possivel que esse batalhão de gente não se preste a uma leitura de 80 páginas. Isso é incosebível em uma casa civil. A emenda fica pior do que o soneto. Pagamos esses funcionários públicos inutilmente, para passarem ao presidente toodo e qualquer papel. É o cumulo do despreparo, o ápice improvidencia.

A Casa Civil informou que a análise se limitou aos aspectos legais da proposta. O extenso conteúdo do programa, com quase 80 páginas, não teria passado pela revisão da equipe de Dilma Rousseff, que costuma arbitrar quando há divergências entre ministérios antes de as decisões serem levadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No caso do programa de direitos humanos, a responsabilidade sobre o conteúdo é do secretário Paulo Vannuchi, segundo apontou o Planalto.
1 opinião
avalie fechar
Antonio Passos (66) 13/01/2010 11h50
Antonio Passos (66) 13/01/2010 11h50
"Resumo da ópera": mais uma crise que só existiu na imprensa ! E as VIÚVAS DE FHC, na falta ABSOLUTA de fatos REAIS para criticar, vivem destas quinquilharias. Jamais imaginei que a direita brasileira fosse fazer papel tão RIDÍCULO. Confesso que gosto muito !!! Após décadas ARRUINANDO o país, essa gente ainda não se conformou de ver o metalúrgico LULA levando o Brasil à condição de IMPORTÂNCIA em que se encontra. É a prova cabal do quanto nossa pseudo elite sempre foi PERNICIOSA à nação. Ela sim, só luta pelos SEUS direitos e sempre relegou o povo brasileiro ao canto da história. Hoje o Brasil antevê o FIM DA MISÉRIA para 2016. Isto é um FATO, uma REALIDADE, um dado MATEMÁTICO. É claro que isto depende do povo manter o PT no governo. Do contrário será o roteiro que temos visto há mais de 100 anos ! 83 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (445)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página