Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2007 - 13h47

Lula deve adiar confirmação de Zimmermann para Minas e Energia

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou para depois do 9, quando retorna de suas viagens à Índia e Alemanha, uma conversa com os 20 senadores do PMDB. A Folha Online apurou que apenas após a viagem é que ele pretende confirmar o nome de Márcio Zimmermann como ministro de Minas e Energia. Até lá continua interinamente na função Nelson Hubner, que era secretário-executivo da pasta e conta com apoio do aliados do Palácio do Planalto.

A reunião com o PMDB do Senado foi acertada hoje pelo ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e o líder da bancada peemedebista na Casa, Valdir Raupp ( RO). "Depois de conversar com os senadores Renan Calheiros, José Sarney e outros integrantes da bancada, concluímos que é preciso discutir mais sobre o assunto [a indicação de Zimmermann]", disse Raupp.

Ele negou que ocorram dúvidas sobre a adequação do perfil de Zimmermann para substituir o ex-ministro Silas Rondeau --que deixou o cargo depois das denúncias de envolvimento com a quadrilha que fraudava licitações públicas, desmontada pela Operação Navalha, da Polícia Federal.

A Folha Online apurou que Lula está se cercando de informações e cuidados antes de nomear o novo ministro de Minas e Energia. Segundo assessores próximos a ele, o objetivo é evitar desgastes para a área que é uma das que recebe mais investimentos da União.

Perfil

Atual secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Zimmermann reúne um perfil técnico e ainda conta com a simpatia da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Antes da escolha de Zimmermann, houve uma disputa velada entre peemedebistas e outros aliados do governo federal que também queriam indicar o substituto de Rondeau. Ao final, o PMDB ganhou a batalha política.

Os peemedebistas se esforçaram para definir por um perfil técnico, mas com bom trânsito no Palácio do Planalto. O partido temia indicar um nome com perfil político, incapaz de contornar os problemas do setor elétrico.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página