Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2007 - 13h35

Lula conversa com Mangabeira; Alencar diz que posse ocorre na terça-feira

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente José Alencar conversaram hoje com o filósofo Mangabeira Unger, indicado para assumir a Secretaria de Planejamento Estratégico do governo. Segundo Alencar, eles discutiram o conteúdo da MP (medida provisória) da criação da nova secretaria e a posse de Mangabeira -- confirmada para a próxima terça-feira, depois de várias vezes adiada.

"O presidente está muito satisfeito com ele [Mangabeira] porque acha que pode trazer uma grande contribuição, como um grande professor que ele é de Havard", disse Alencar.

Segundo Alencar e o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a posse de Mangabeira vai ocorrer na terça-feira que vem para que líderes partidários e ministros participem da solenidade.

"Hoje não tem ninguém em Brasília", disse o vice-presidente. "Não tem nada pendente. Ontem o presidente não teve tempo de se reunir com Mangabeira", acrescentou o senador.

Polêmica

Em abril, Lula convidou Mangabeira para integrar o governo. Desde então, a posse foi adiada várias vezes. Segundo aliados do presidente, ele teria sinalizado que poderia voltar atrás no convite.

A insatisfação teria sido provocada por uma ação na Justiça dos Estados Unidos contra a Brasil Telecom, ingressada por Mangabeira. Na Brasil Telecom, o filósofo é uma espécie de consultor. Na ação, ele teria cobrado honorários pendentes. Mas a Brasil Telecom nega o débito com o filósofo.

O vice-presidente disse que "acha" que Mangabeira retirou a ação que ingressou na Justiça. Mas não deu certeza absoluta. Já Crivella garantiu que nunca houve ação, que o filósofo queria apenas receber atrasados da Brasil Telecom. "Ele queria apenas se desligar da empresa [Brasil Telecom]."

Para criar a secretaria é necessário publicar a medida no "Diário Oficial da União", pois o órgão não existe oficialmente.

A nova secretaria vai unir o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o NAE (Núcleo de Assuntos Estratégicos) do governo.

Além da vice-presidência da República, a secretaria de Mangabeira será o único cargo com status de ministério ocupado pelo PRB.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página