Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2007 - 09h48

Nelson Jobim vai reformular Ministério da Defesa

Publicidade

da Folha Online

O ministro Nelson Jobim anunciou que vai reformular o Ministério da Defesa e que pretende criar uma secretaria geral ou executiva, a exemplo dos ministérios civis, informa nesta quarta-feira reportagem da Folha (íntegra disponível para assinantes da Folha ou do UOL).

Segundo a reportagem, com a decisão, ele estará, na prática, estabelecendo uma nova instância de poder dentro das Forças Armadas.

A *Folha * informa que o novo cargo funcionaria como o antigo EMFA (Estado-Maior das Forças Armadas), extinto pela criação do Ministério da Defesa no governo Fernando Henrique Cardoso.

Anac

Jobim vai encaminhar nesta semana ao Congresso Nacional os nomes dos dois novos diretores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) indicados para substituir os ex-diretores Denise Abreu e Jorge Luiz Veloso, que renunciaram aos seus mandatos.

O ministro disse que as escolhas estão em "fase final", mas vai apresentá-las ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva somente depois que retornar de viagem oficial ao Haiti. Ele embarcou no último domingo e retorna hoje.

O ministro não revelou quais serão os indicados pelo governo para ocuparem as diretorias. Um dos nomes cotados para substituir Denise Abreu é o da economista Solange Vieira, funcionária do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O Senado Federal precisa aprovar os nomes dos diretores para que eles assumam os cargos vagos na Anac, como previsto pela legislação que regulamenta as agências reguladoras. Como são indicados pelo presidente da República com o aval do Senado, os diretores das agências reguladoras não podem ser demitidos.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página