Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2007 - 17h14

Senado tem 5 dias para definir sucessor de Renan; oposição prepara nomes

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A corrida pela sucessão à presidência do Senado, caso o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) seja cassado --ou renuncie ao comando da Casa-- nesta quarta-feira, será deflagrada logo após a votação que vai definir o futuro político do peemedebista. Os senadores terão apenas cinco dias para escolher e eleger o substituto de Renan --como previsto pelo regimento do Senado --caso ele perca o mandato.

Oficialmente, os senadores evitam apresentar nomes para o cargo. Nos bastidores, porém, a oposição já lançou o senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE) como substituto de Renan. O peemedebista evita falar publicamente sobre a sua candidatura com o argumento de que primeiro os senadores devem selar o destino de Renan.

"Primeiro vamos resolver o futuro do senador Renan. As candidaturas vão aflorar na mesma hora se amanhã houver um veredicto contra o presidente do Senado", avaliou Jarbas.

O nome do ex-governador de Pernambuco tem a simpatia de vários integrantes do PSDB e do DEM, que estão dispostos a deixar a presidência com o PMDB --preservando a tradição da Casa de que o partido com a maior bancada fica no comando do Senado.

Atualmente, o PMDB tem a maior bancada no Senado, com 19 senadores, seguido pelo DEM, com 17 parlamentares, e o PSDB, com 13 senadores. O PT é a quarta bancada do Senado, com 12 parlamentares no total.

Renan é acusado de ter utilizado recursos da construtora Mendes Júnior para pagar despesas pessoais, como aluguel e pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

Jarbas x Sarney

Jarbas é da ala independente do partido, sem vínculos diretos com o Palácio do Planalto. Por este motivo, seu nome tem o apoio da oposição. O senador já declarou o voto contrário à absolvição de Renan, como recomenda o PMDB.

O PSDB e o DEM não estão dispostos a apoiar um nome do PMDB que seja alinhado com o Palácio do Planalto. Os governistas, de forma discreta, também lançaram o nome do senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Casa.

Os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) já se mostraram contrários ao nome de Sarney, mas sem mencionar o nome do ex-presidente --a quem se referem como "representante da oligarquia política". "Ainda não tomamos uma posição de partido. Nada de aceitar alguém que represente o velho ou a oligarquia", disse Virgílio.

Os tucanos ameaçam lançar candidato próprio à presidência do Senado caso o PMDB insista na indicação de Sarney. Apesar da pressão pela apresentação de nomes, os peemedebistas evitam falar publicamente sobre a sucessão de Renan antes que o destino do colega de partido seja selado pelo plenário do Senado.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página