Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2007 - 11h06

Prefeitura de Murici organiza romaria e faz festa por Renan

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Murici (AL)

No aniversário de 52 anos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a cidade de Murici (a 60 km de Maceió, AL) parou para receber, ontem, a caravana de romeiros que viajou a Juazeiro do Norte (CE) para rezar e pedir ao padre Cícero pela salvação do mandato do seu filho ilustre.

Sob chuva, os moradores lotaram as ruas e a praça Padre Cícero, apoteose do desfile. À frente do grupo, em uma caminhonete Pajero, o prefeito da cidade, Renan Calheiros Filho (PMDB), patrocinador da viagem, acenava da janela em agradecimento. O senador não compareceu à festa.

Faixas de agradecimento aos romeiros e parabenizando a absolvição de Renan foram espalhadas na cidade. "Agradecemos aos romeiros de padre Cícero pelas orações a Renan Calheiros", dizia uma delas. "Renan, a justiça foi feita. Feliz aniversário", dizia outra.

A chegada da caravana foi anunciada por uma queima de fogos. Os ônibus circularam pela cidade buzinando, escoltados por veículos lotados com amigos e parentes do senador. Carros de som tocavam forró e hinos religiosos. Sentada em frente à boate Liverpool, a 30 metros do ponto de desembarque, a faxineira Eva Vilma da Silva, 32, aguardava a chegada da mãe, Nadir, do filho Wellington e do irmão Jamerson.

Os viajantes levaram a Juazeiro uma foto de Renan retirada de um calendário e a deixaram aos pés da estátua de padre Cícero. Financiada pela Prefeitura de Murici, a caravana saiu de Alagoas no dia 11. Segundo os romeiros, todas as despesas foram pagas pelo município. O custo do evento não foi divulgado. Pelo menos seis ônibus participaram da viagem.

Os opositores de Renan, que promovem caravanas gratuitas a Juazeiro do Norte há 19 anos, também retornaram ontem a Murici. Patrocinados pelo grupo político do empresário Plínio Batista, ex-aliado do senador, os viajantes chegaram em quatro paus-de-arara superlotados e três ônibus.

Sentados no teto dos caminhões decorados com estátuas de padre Cícero e balões coloridos, simpatizantes de Batista arrancaram algumas faixas de apoio ao presidente do Senado, mas não houve conflito. O irmão do empresário e candidato derrotado à prefeitura, Cardoso Batista (PTB), fez ainda um discurso contra Renan.

A Folha apurou que o senador, que estaria em Maceió, pensou em comparecer à festa, mas foi orientado por seus aliados a não viajar a Murici devido à presença de jornalistas no local. Renan comemorou seu aniversário apenas com parentes e amigos próximos.

Espera-se que o presidente do Senado compareça na próxima semana à Festa da Natureza, idealizada por Renanzinho. O evento acontece sempre no período de aniversário de Renan --na chegada da primavera, segundo a prefeitura.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
Welson Navas (1) 27/09/2007 18h19
SAO PAULO / SP
O nosso futebol está no mesmo caminho dos políticos brasileiros, tramoias e mais tramóias...

sem opinião
avalie fechar
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
João Marino Delize (14) 27/09/2007 11h07
MARINGA / PR
Eu acho que os processos contra Renan devem correr paralelo às outras votações. Não é certo que prejudiquem o país dando maior ênfase ao Problema do Renan que os problemas de um país inteiro. Há outras formas de fazer oposição. Se alguma figura ligada ao PMDB votarem contra a CPMF deveriam ser banidas do Partido. Será que não sabem que o PMDB possuem vários ministros no governo?.

sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
Rui Ruz Caputi Caputi (19) 26/09/2007 13h31
CARAPICUIBA / SP
O fato de voce votar e escolher seus representantes, nao nos garante uma democracia. Ao meu ver ainda estamos distanciados das praticas democráticas. Democracia deveria ser sinonimo de igualdade, justica, bem comum, e infelizmente ainda nao é oque se ve em nosso Brasil. O povo deveria ter instrumentos celeres e diretos de cassassao de mandatos de parlamentares que nao cumprissem com seus compromissos eleitorais efetuados com o povo. Esses impostos excorchantes a que somos submetidos diariamente, isso é insuportável, estamos nos tornando um povo mudo que sofre calado a todas essas injusticas a que somos expostos.

sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1107)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página