Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2007 - 19h00

Seguranças do Senado impedem protesto de jovens de oposição contra Renan

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Seguranças do Senado tentaram impedir hoje o protesto de um grupo de jovens contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Militantes de partidos da oposição, os jovens entregaram cartas aos senadores para defender o pedido de cassação de Renan. A presidente nacional da Juventude do PSDB, Kamyla Castro, foi convidada a comparecer à Polícia Legislativa para explicar por que vestia uma camiseta com os dizeres "Fora Renan".

A jovem se recusou a prestar esclarecimentos e se dirigiu à liderança do PSDB na Casa --onde recebeu apoio do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). "A moça foi coagida pelos seguranças da Casa. Eu pessoalmente vou tirá-la das mãos de quem quer que seja. É um direito que ela tem. Ela não pode vir para cá sem blusa. Com blusa, independentemente do que estiver escrito, ela pode entrar", disse Virgílio.

O líder cobrou providências do senador Efraim Morais (DEM-PB), que presidia a sessão no momento em que a jovem foi convidada a se explicar aos seguranças. Efraim determinou que a segurança liberasse a jovem sem a necessidade de explicações pelo uso da camiseta.

"A Mesa vai tomar as providências imediatas e pedir que a jovem seja liberada imediatamente. Eu estou determinando que a segurança da Casa libere a jovem", disse Efraim.

Kamyla não chegou a ingressar no plenário do Senado, onde o regimento interno da Casa impede manifestações públicas. A jovem circulou apenas nos arredores do plenário, próximo ao gabinete de Renan. "A nossa liberdade de expressão precisa ser valorizada, ainda mais no Brasil em que vivemos hoje. Eu estava passando e um agente da segurança me pediu para que eu o acompanhasse", disse Kamyla.

O chefe da Polícia Legislativa do Senado, Pedro Ricardo Araújo, argumentou que um ato da Mesa Diretora impede protestos contra parlamentares dentro das dependências da Casa.

"Aqui não é praça pública. Nenhuma manifestação nem de apreço nem de desapreço a qualquer parlamentar é permitida na Casa. Isso está estabelecido em um ato da Mesa Diretora", argumentou.

Protesto

Na carta encaminhada aos senadores, os jovens afirmam que estão indignados com a decisão do plenário da Casa de absolver Renan no primeiro processo por quebra de decoro parlamentar.

"Exigimos que as demais investigações abertas pelo Conselho de Ética do Senado, tanto sobre Renan Calheiros como qualquer outro membro da instituição, tenham um desfecho sério, em respeito à população, e que as decisões encaminhadas ao plenário sejam verdadeiramente democráticas", afirmam.

A carta é assinada pelos presidentes da Juventude do PSDB, DEM e PPS. O deputado Efraim Filho (DEM-PI), filho do senador Efraim Morais, participou da manifestação contra Renan --e assina a carta como presidente nacional dos Jovens Democratas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página