Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2007 - 11h39

Lima nega que trabalhará pela absolvição de Renan e diz que não aceitará críticas

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O senador Almeida Lima (PMDB-SE), escolhido relator dos últimos processos contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética do Senado, rebateu nesta terça-feira as acusações de que vai trabalhar pela absolvição do colega de partido. Ele disse que só vai aceitar críticas à sua indicação de parlamentares que tiverem "autoridade moral" e um passado honrado.

Lima disse que não vai aceitar receber "críticas desaforadas de quem quer que seja", especialmente dos senadores que não têm "legitimidade" para questionar a sua indicação.

20.jun.2007/Folha Imagem
Almeida Lima nega que trabalhará pela absolvição de Renan
Almeida Lima nega que trabalhará pela absolvição de Renan

Em tom de ameaça, o relator disse que os seus críticos devem ter "cuidado" para lhe dirigir acusações. "Quem vier falar de mim tenha cuidado, porque tenho um passado de respeito e dignidade. Eu não tenho papas na língua nem rabo preso. Eu quero saber se alguém tem passado para me questionar", enfatizou.

O relator negou que vá recomendar a absolvição de Renan, a exemplo do que fez na primeira representação contra o parlamentar no Conselho de Ética. "Eu não posso afirmar [que o senador Renan é inocente]. Eu ainda não conheço os autos, nem recebi os processos. Não confundam o parecer que eu dei na primeira representação com o que eu possa vir a dar", afirmou.

Indicação

O presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), indicou Lima para relatar as duas últimas representações contra Renan no órgão. A oposição e senadores da própria base aliada do governo reagiram à indicação do peemedebista, já que é do mesmo partido de Renan e um de seus principais aliados no Senado.

Quintanilha foi questionado na manhã de hoje por integrantes do conselho sobre a indicação do peemedebista. "O senhor não deveria ter indicado o senador Almeida Lima, e o senador não deveria ter aceitado", disse o senador Renato Casagrande (PSB-ES).

Lima vai relatar os dois últimos processos contra Renan, referentes às denúncias de que o presidente do Senado teria usado "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas, além de integrar um esquema de desvio de recursos em ministérios controlados pelo PMDB.

Quintanilha disse esperar que em um mês Lima conclua as investigações sobre os dois últimos processos contra Renan. O relator afirmou, no entanto, que não tem prazo pré-estabelecido para analisar os casos. "Não terá sofreguidão comigo. Vou receber os processos e analisar", disse Lima.

Reunião

O conselho se reúne hoje para discutir a decisão de Quintanilha de unificar os últimos processos contra Renan, assim como colocar em votação o relatório do senador João Pedro (PT-AM) sobre o segundo processo contra o peemedebista.

Na segunda representação, Renan é acusado de beneficiar a Schincariol no INSS depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), por preço superfaturado.

João Pedro vai recomendar o "sobrestamento" (paralisação) do processo até que a Câmara dos Deputados conclua as investigações sobre o envolvimento do irmão de Renan no caso.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página