Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2007 - 14h52

Aécio critica aumento de gastos da União com funcionalismo público

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), criticou nesta terça-feira o aumento de gastos da União com funcionalismo público e também as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre choque de gestão com novas contratações.

"Minas Gerais é o melhor exemplo. Sem aumentar o número de servidores aumentamos a eficiência. Choque de gestão é gastar menos com a estrutura dos Estados e mais com as pessoas", defendeu o governador.

Ontem, o presidente Lula afirmou que contratações e criação de secretarias não incham a máquina pública. "É preciso parar com a mania de achar que contratar gente para trabalhar para o Estado brasileiro é inchaço de máquina, porque se vendeu uma falsa idéia, num período não muito distante, de que todo servidor público brasileiro era marajá."

Para o governador, é preocupante o fato de a União elevar os gastos com servidores e não sobrar espaço para o aumento dos investimentos. Aécio afirmou ainda ser possível promover a redução da alíquota da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). No entanto, espera que o governo acene no Senado Federal, onde a prorrogação da cobrança do tributo será discutida, com uma maior destinação de recursos aos Estados, e não necessariamente com a redução da alíquota de 0,38%.

A CPMF foi um dos temais discutidos com o ministro Guido Mantega (Fazenda), assim como a reforma tributária. Para ele, o governo deve enviar o projeto da reforma ao Congresso Nacional e deixar com que os parlamentares cheguem a um consenso.

Mensalão tucano

Aécio ficou irritado ao ser questionado sobre o mensalão tucano --esquema de caixa dois na campanha para o governo do Estado em 1998.

Ele afirmou que assumiu apenas em 2002 e que as denúncias são de período anterior. "Eu não sou a pessoa mais adequada para falar sobre esse assunto. Eu desconheço. Não tenho qualquer relação."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Alcides Emanuelli (1206) 08/06/2009 19h52
Alcides Emanuelli (1206) 08/06/2009 19h52
E aqui estamos a pensar, tentar comprender tudo o que esta acontecendo e não conseguimos entender nada disso tudo.
São escandalos e mais escandalos de corrupção ativa que não terminam mais, se formos enumerar serão tantos que não vamos conseguir comprender mais nada.
Se os salarios dos Politicos são excelentes, se o Poder da emprego para todos eles e mais para seus amigos os amigos dos seus amigos e os parentes de suas empregadas como vamos entender que ainda assim precisam roubar tantos.
E olhem bem que o roubo vem de todos os lados, ele não tem limites para se instalar é como uma doença que mata que se instala no homem como o Cancer ou o HIV, se instalando no corpo da Nação brasileira e atraves disso tirando sua vida, sugando toda sua vida para cooexistir com o que tirou do corpo da Nação brasileira.
Os escandalos de corrupção são tantos e ilimitados, quando esperamos que vai parar, aparece outro maior ainda e todos vindo do Poder e o pior de tudo é que os donos do poder se acham com razão ainda em roubar tanto do povo brasileiro através de Estatais.
Estamos estarrecidos mas isso não é tudo!
Quando vemos as propagandas de programação cultural para o povo patrocinada pelos governadores de Estados com shows de todos os tipos o Estado pagando tudo, ninguem diz nada mas são a mil e uma caras da corrupção.
Quando vemos estampadas propagandas dos Correis, da Petrobras, do BB, da CEf, em eventos dessa natureza ninguem do Ministério Publico faz auditoria e ninguem contesta!
sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (239) 19/05/2009 19h25
Bolinha da Lulu (239) 19/05/2009 19h25
manchete.
"Nova líder do governo diz que sua principal missão é estabilizar relação entre PT e PMDB"
Só gostaria de saber como vão dividir o bolo, pois a única coisa que interessa a todos é não esperar o bolo crescer, mas come-lo até o farelo.
2 opiniões
avalie fechar
caio bastos lucchesi (74) 19/05/2009 12h44
caio bastos lucchesi (74) 19/05/2009 12h44
Utopia!
Como pode tentar harmonizar a base governista,
uma pessoa que precisa dedicar-se integralmente
a propria defeza,nos escandalos das ONGs barriga
verde.
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (470)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página