Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2007 - 11h41

PMDB sugere que Jarbas peça uma vaga do DEM para retornar à CCJ

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), sugeriu hoje que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) recorra ao DEM (ex-PFL) para retomar sua vaga na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Raupp considera que o alinhamento político de Jarbas está próximo da oposição, por isso deveria sugerir aos democratas que cedam uma de suas vagas na CCJ para retornar à comissão.

"O alinhamento do senador Jarbas nas comissões e no plenário do Senado tem sido 100% seguindo a orientação do DEM. Nesse momento em que o senador Jarbas prefere uma aliança com o PFL [atual DEM], então ele tem que ocupar uma vaga deles nas comissões. Não falo que vou substituí-lo em outras comissões, mas na CCJ, que os democratas cedam essa vaga para o senador Jarbas", defendeu.

Na semana passada, Raupp afastou Jarbas e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) da CCJ com o argumento de que os dois senadores "sistematicamente" descumprem orientações do PMDB. Raupp disse estar disposto a voltar atrás em sua decisão desde que os dois senadores, daqui para frente, se comprometam em cumprir as determinações partidárias nas votações.

O líder não esconde, no entanto, que sua irritação é maior com Jarbas do que Simon. "Eu já falei que o senador Simon sempre tem um diálogo mais aberto com a bancada. Inclusive na questão da CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira], o Pedro Simon já falou que essa é uma questão aberta, deve apresentar algumas emendas", disse.

Raupp afirmou que vai procurar Simon para uma conversa, mas disse não acreditar que Jarbas também esteja aberto ao diálogo. "A princípio, pelas suas declarações e pelo telefonema que eu fiz a ele, acho que ele não quer conversa. Eu vou tentar", afirmou.

Reação

O afastamento dos dois senadores provocou a reação do presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP). O deputado pediu que Raupp reconsidere sua decisão de expulsar Jarbas e Simon da CCJ. O peemedebista sugeriu, inclusive, que Raupp ofereça sua vaga e a do senador Paulo Duque (PMDB-RJ) para que os dois senadores voltem à comissão.

Além de Duque, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) foi escalado para substituir Jarbas e Simon na CCJ --mas Raupp disse não estar disposto a sugerir que Lima saia da comissão.

Ex-relator do primeiro processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética do Senado, Lima se tornou um dos principais integrantes da tropa de choque do presidente da Casa.

Deputados de pelo menos oito partidos vão fazer esta noite um jantar de desagravo a Jarbas e Simon na tentativa de pressionar Raupp para voltar atrás em sua decisão.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página