Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2007 - 10h38

Brasil não passa por crise de gás, diz Garcia

Publicidade

da Folha Online

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou ontem que o Brasil não passa por uma crise de falta de gás, informa neste sábado reportagem da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

"Nós não estamos hoje em uma situação de crise. Estamos tomando exatamente medidas preventivas para que uma crise não venha a se colocar no médio e no longo prazo. Hoje nós temos uma situação de equilíbrio de gás. Mas é evidente que nos interessa ter uma folga", afirmou Garcia, em Santiago do Chile, durante a 17ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo.

Segundo a reportagem, Garcia disse que não existe negociação com a Bolívia para solucionar a recente falta de gás natural no Brasil e que as descobertas de novas reservas de petróleo pela Petrobrás não alteram a relação entre os dois países.

Crise

A polêmica sobre o abastecimento de gás começou em 30 de outubro, quando a Petrobras reduziu o volume de gás entregue às distribuidoras do Rio e de São Paulo para assegurar a geração de energia elétrica para as termelétricas a gás natural do país.

Com a decisão, postos de gasolina e oito grandes indústrias do Rio de Janeiro, entre elas a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a Bayer, tiveram o fornecimento de gás natural comprometido.

Uma liminar da Justiça, porém, obtida no dia 31 de outubro, determinou que a estatal regularizasse o fornecimento às distribuidoras. Nesse dia, a falta de gás fez com que as térmicas gerassem, em média, 250 MWh a menos da energia firmada no termo.

Na última quarta-feira, Lula voltou a afirmar que não há risco de desabastecimento. "Aconteceu um probleminha de gás no Rio de Janeiro e acabou a energia do mundo? Não, não acabou. Esse país tem energia garantida até 2012. Vamos achar e comprar o gás que precisar", disse.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página