Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2007 - 13h12

PMDB já articula nomes para suceder Renan na presidência do Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O PMDB já se articula nos bastidores para garantir a indicação de um nome do partido para substituir Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Alvo de vários processos por quebra de decoro parlamentar, Renan se licenciou da presidência do Senado por 45 dias. Essa licença vence no dia 26.

Reservadamente, as lideranças do PMDB começaram a estudar nomes viáveis para substituir Renan e assim evitar que o PT --ou a própria oposição --decida entrar na corrida pelo comando da Casa.

A Folha Online apurou que os peemedebistas estudam lançar um nome capaz de unir forças na Casa para evitar a disputa pelo cargo. A idéia do partido é conseguir, por consenso, eleger o sucessor de Renan. Entre os nomes articulados pelo partido, estão os dos senadores Edison Lobão (MA), Garibaldi Alves (RN), Pedro Simon (RS) e José Sarney (AP).

A cúpula do partido avalia que os quatro senadores poderão obter o respaldo de grande parte do Senado, o que reduz a possibilidade de um candidato externo à legenda vencer a disputa. Os quatro nomes, porém, enfrentam resistências dentro da própria bancada e do Palácio do Planalto.

Lobão é recém-filiado ao PMDB --ingressou na legenda em outubro deste ano. É um nome articulado por Sarney --um de seus principais aliados--, mas não tem o aval de todo o partido por estar há pouco tempo na legenda.

Sarney, também cotado na disputa, afirma nos bastidores que só aceita entrar na corrida pela presidência da Casa se tiver o apoio integral da bancada. Oficialmente, Sarney nega a disposição de se tornar o novo presidente do Senado.

Garibaldi, por sua vez, é um nome visto sem ressalvas pela legenda, enquanto Simon tem como principal entrave a pressão contrária do Palácio do Planalto --já que é um dos "rebeldes" do PMDB por constantemente desrespeitar orientações partidárias nas votações.

Renan, por outro lado, defende o nome do senador José Maranhão (PB) para o cargo --um de seus principais aliados na Casa--,mas que não tem o aval da bancada.

Renan informou as principais lideranças do Senado --governistas e oposicionistas-- que pretende renunciar à presidência do Senado antes do dia 26 --quando vence sua licença de 45 dias, informa o blog do Josias. Em troca, ele quer preservar seu mandato.

Eleições

De acordo com o blog do Josias, Renan deve renunciar à presidência do Senado até quarta-feira (21). Está previsto para quinta-feira (22) o julgamento do processo por quebra de decoro parlamentar em que Renan é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.

Se a renúncia for confirmada na semana que vem, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), terá cinco dias para convocar novas eleições para a presidência do Senado.

Aliados do peemedebista lhe teriam aconselhado a deixar o cargo antes de quinta-feira, quando o plenário vai votar o pedido de cassação aprovado esta semana pelo Conselho de Ética da Casa.

A renúncia, na avaliação do grupo pró-Renan, poderia ajudá-lo a preservar o mandato --mesmo afastado da presidência da Casa.

Senadores governistas e da oposição avaliam que não há mais clima político para Renan retornar ao cargo mesmo que seja absolvido pelo plenário no processo em que é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página