Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2007 - 10h13

Senador vai pedir que PF apure denúncia de suposta espionagem

Publicidade

HUDSON CORRÊA
da Folha de S.Paulo, em Brasília

O senador Marconi Perillo (PSDB-GO) afirmou ontem, via assessoria, que pedirá amanhã à Polícia Federal uma investigação sobre esquema de espionagem, do qual teria sido alvo, supostamente encomendado pela Polícia do Senado.

Reportagem da revista "Veja" desta semana afirma que a Central Única Federal dos Detetives do Brasil, com escritório em Brasília, foi acionada pela Polícia do Senado para levantar informações financeiras do senador, principalmente se ele tem uma conta milionária em bancos dos Estados Unidos.

Outro alvo da investigação era uma eventual participação societária oculta do senador nas empresas Perdigão e Schincariol, instaladas em Goiás. Perillo negou, via assessoria, que tenha participação nas empresas e conta milionária. Ontem, a Polícia do Senado soltou nota em que negou a espionagem contra o senador.

"O senador não tem conta bancária fora de Goiânia. A única conta dele é no Banco do Brasil. Ele não tem participação societária em nenhuma empresa. As empresas [Perdigão e Schincariol] foram instaladas no governo dele [em Goiás, de 1999 a 2006] e então tem sempre conversa", informou a assessoria de Perillo.

"Tudo o que ele possui, rendimentos e bens, está declarado no imposto de renda. Nesta segunda-feira em Brasília pedirá a apuração do caso ao Ministério da Justiça e à PF." Por meio de sua assessoria, o senador Romeu Tuma (PTB-SP), corregedor de Senado, informou que abrirá amanhã nova investigação sobre a suposta espionagem contra Perillo.

Uma primeira investigação foi aberta depois que a "Veja" publicou, em setembro, que um assessor do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), planejava espionar Perillo e Demóstenes Torres (DEM-GO). Perillo e Torres são defensores da cassação de Renan. A tentativa de espioná-los levou à abertura de mais um processo no Conselho de Ética contra Renan.

A assessoria do presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), disse que, se a espionagem for verdade, o caso é grave e será investigado. Ontem, por meio de nota, a Polícia do Senado negou espionagem contra Perillo.

"Foi determinada a abertura de investigação policial para apurar a denúncia de que "alguém ligado à Polícia do Senado" teria procurado um escritório de detetives particulares para espionar um senador da República", diz a nota. "A Polícia do Senado zela pela proteção das autoridades, servidores e visitantes da mais alta Casa Legislativa, de forma a garantir o ambiente propício ao desenvolvimento das competências constitucionais do Senado, ajudando a fortalecer a democracia no país."

Colaborou GABRIELA GUERREIRO, da Folha Online

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página