Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2007 - 15h42

Marinho diz que PT deve estar preparado para apoiar candidato de outro partido em 2010

Publicidade

GABRIELA QUINTELA
da Folha Online

O ministro da Previdência, Luiz Marinho, declarou voto em Ricardo Berzoini para presidente nacional do partido. Ele registrou seu voto no diretório de São Bernardo do Campo (ABC paulista).

Sobre a pesquisa do Datafolha, que revela que 65% dos brasileiros rejeitam um eventual terceiro mandato para o presidente Lula, Marinho afirmou que "alguém [da base aliada], com o intuito de aparecer no debate, colocou essa questão em discussão". "Mas o presidente rechaçou. Não há nenhuma chance".

Segundo ele, a única possibilidade de mudança é "acabar com a reeleição no Brasil" e não a de criar um terceiro mandato. "Ontem um empresário me dizia [sobre o terceiro mandato]: 'Vocês têm que assumir isso!' Mas nós não vamos assumir isso, pois não temos interesse [em um terceiro mandato]", destacou.

O ministro disse acreditar que o debate sobre o mandato de cinco anos é válido, mas que não é favorável a essa mudança. "Eu acho que este debate [sobre o mandato de cinco anos] faz sentido. Mas sinceramente, eu, como cidadão, não mexeria [no sistema eleitoral]. Eu acho que o sistema de reeleição no Brasil está de bom tamanho."

Marinho criticou a idéia de fazer em 2007 uma pesquisa sobre a sucessão presidencial de 2010 e os possíveis candidatos.

Ele afirmou ainda que o PT deve apresentar candidato próprio em 2010, e destacou como possíveis nomes os dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Marta Suplicy (Turismo), Tarso Genro (Justiça), e do governador da Bahia, Jaques Wagner. "O PT vai trabalhar no sentido de construir uma alternativa", disse, ressaltando que o partido "deve estar preparado para a eventualidade de um candidato de outra legenda da base aliada".

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
José Alberto (349) 13/01/2010 11h07
José Alberto (349) 13/01/2010 11h07
Sr. Fernado Gonçalves o sr. é ministro mesmo ou é do PANELÃO pois é como digo o sr., a juiza , o britão só acham um para quebrar o sigilo bancario ou é mais um meio de aparecer que está fazendo alguma coisa, mora como já disse e repito onde mora a corrupção e só acha um, o sr existia na epoca da roseana,do lulinha, dirceu, vanuchi, amorim, castelinho, renan, sarnentos, passagens aereas, escandalos na petrobras, palocci,genoino,bndes mais recente, o sr. não existia ou estava enterrado como um zumbi para acordar agora no escandalo do df....o senhor não é serio não ..... sem opinião
avalie fechar
Flavio Goncalves (4) 29/12/2009 07h23
Flavio Goncalves (4) 29/12/2009 07h23
Sempre tem um PT oficial no comentário. Parece a hora do Brasil no governo militar. É muito fácil governar só com pacote de bondades usando o dinheiro dos contribuintes. 50 mil para deputados, distribuição de cargos, duplicação dos quadros. O problema é que em nenhum momento Lula foi capaz de confrontar e por isso nenhum avanço institucional significativo se deu. A justiça continua levando 10 anos para julgar, a impunidade nunca foi tão evidente, o crescimento é 0%, muito inferior a India e China (O PT adora se comparar a cachorro morto, escolhe sempre o país mais atingido). A burocracia, o manicomio tributário a violência urbana nunca foram combatidos. Lula se faz com uma situação econômica que é devida em grande parte ao aumento das commodities, saneamento dos bancos feito no governo anterior e uma política econômica copiada (metas de inflação), mas avançou muito pouco nos reais problemas brasileiros, porque eles não podem ser resolvidos só com bondade. O segredo do fracasso é querer agradar a todos, mas Lula e o PT tem até agora desafiado essa máxima com sucesso. 2 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (506) 28/12/2009 14h36
Valentin Makovski (506) 28/12/2009 14h36
Fato seja dito, Brasileiro tem memória curta, ou por ter nascido assim ou por ser ludibriado dia dia, pela mídia. O que vai acontecer no PT, de caso volte Dirceu & Genoino ao poder do partido, aconteceu com DEM, PSDB e toda a torcida no Flamengo, não é excessão de nenhum partido, o próprio Arruda voltou como se nada tivesse acontecido e foi eleito como Governador do DF, se o dinossauro ACM estivesse vivo, com certeça já tinha voltado ao Senado. Por isso, a política não esta em ruinas como muitos dissem ela está ótima. O que esta ainda em ruinas é o Povo Brasileiro que peca pela seu despreparo cultural e sua imensa burrice em não saber separar o que é Política Social com investimentos a médio & longo prazo., Do que Política Social do Voto, quando se distribui N cestas básicas e se ganha o voto assim. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (213)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página