Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2007 - 09h17

PMDB faz pesquisa interna sobre sucessor de Renan

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A cúpula do PMDB no Senado iniciou um movimento discreto para definir quem será o substituto de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência da Casa. O grupo chegou a encomendar uma pesquisa para medir o apoio aos nomes de José Sarney (AP), José Maranhão (PB) e Edison Lobão (MA).

O resultado indicou baixa rejeição ao nome de Sarney, de 5%; os outros dois apresentaram um percentual maior. O problema é que Sarney já avisou que não quer o cargo.

A possibilidade de Renan renunciar à presidência já amanhã, quando será julgado por quebra de decoro pela segunda vez neste ano, tem preocupado o partido, que busca uma alternativa, já que Garibaldi Alves (RN), em campanha, é considerado muito influenciável pelo líder do DEM, José Agripino (RN), seu aliado no Estado.

Renan é suspeito de usar laranjas para comprar veículos de comunicação em Alagoas.

A Folha apurou que o grupo controlado por Sarney e Renan tenta convencer o líder do partido, Valdir Raupp (RO), a sair candidato --ele também tem dito que não quer o posto.

Enquanto isso, Garibaldi tenta se viabilizar. Mesmo ciente de que o cargo é um "pepino" e que "pode se arrepender depois", o senador disse que não vai recuar da sua disposição de presidir o Senado. A campanha é feita no cafezinho, onde Garibaldi agora passa a maior parte do tempo. Ao ver um renanzista, pergunta sem constrangimentos: "E o Renan, quando vai renunciar?".

Garibaldi tem pressa porque sabe que não é unanimidade na bancada e teme que outro nome seja viabilizado. Enquanto isso, ganha a simpatia da oposição. "Para ser o presidente do Senado tem que ser do Nordeste, não ter boi e, na parte das namoradas, não vou comentar", brincou o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

Garibaldi decidiu investir na candidatura. Nos últimos dias fez uma mudança drástica no guarda-roupa, na forma de agir e até nos dentes. No final de semana passado comprou mais de dez ternos novos, alguns deles em Buenos Aires --antes só usava ternos cinzas e evitava combinar as cores para desespero de seus assessores. Adotou o gel no cabelo e fez uma limpeza nos dentes. Ele mesmo brinca com a situação e diz que se não for eleito vai cobrar indenização do partido.

O movimento mais agressivo de Garibaldi, no entanto, é político. Ao tomar conhecimento de que ganhou um concorrente, ele logo procura a pessoa para ver se é verdade. Diante da situação inusitada, o provável adversário sempre nega a intenção de entrar na disputa. Garibaldi também anunciou que vota a favor da CPMF e de Renan --no primeiro processo apoiou o pedido de cassação.

A posição contra Renan, na época, é uma das razões para o veto dos renanzistas ao nome de Garibaldi. Primo do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), o senador tenta quebrar as resistências. Já esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Planalto e conta com a simpatia do presidente nacional do partido, Michel Temer (SP). Só falta convencer a bancada.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h27
E o pior de tudo é que se juntarmos todos eles ainda estaria longe de se formar uma pessoa digna. sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Wilson Carvalho (32) 19/10/2009 16h30
Nós aqui do POVÃO tambe´m temos nossos cinco candidatos a presiência..
1) O Coveiro do Cemitério Araça (adora enterrar o povão na lama)
2) O mendigo que mora debaixo da ponte (tá cheio de atanto "papelão")
3) Meu cachorro Rex (Late mas não morde)
4) Minha sogra (vai com Deus...não aceito devoluções)
5) O Papagaio Louro de meu vizinho (fala...fala mas nem sabe o que tá falando)
Mas se faltar mais um suplente...Nós aqui temos a solução.
Vamos contratar todosos nossos parentes para "nos dar uma forcinha"...De quebra cadaum devolverá 30% de seus vencimentos brutos em espécia....
Isso sim que é política...
M-A-R-A-V-I-L-H-A
sem opinião
avalie fechar
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Wilson Carvalho (32) 16/08/2009 16h53
Vote nulo...ou melhor...nem compareça as urnas....
Perder tempo com estes canalhas????
Nunca mais!
Prefiro uma revolução ARMADA!
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2197)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página