Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/12/2007 - 14h46

Simon cobra explicações a Lula e diz que presidente não foi fiel a seu passado

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) ocupou a tribuna do Senado nesta quarta-feira para cobrar explicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre eventuais críticas que teria recebido dele. Segundo o peemedebista, surgiram informações atribuídas ao Palácio do Planalto de que ele --Simon-- não seria confiável.

Em discurso, Simon criticou ainda o comando do PMDB, citando os senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), além do deputado Jader Barbalho (PA). Ele disse que não sai do PMDB porque sabe que certas situações são mutáveis. "[Se deixar o PMDB] não terei como dizer como dizer aos meus filhos que saí por causa do Sr. Sarney. O Sr. Sarney passa, o PMDB fica", afirmou.

"Por que o Lula não confia no Pedro Simon? Ontem poderia ser ministro e hoje não pode? Por que?", questionou Simon, em discurso no plenário, logo depois da eleição do novo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Simon mandou recado a Lula ao dizer que não é homem da confiança do presidente, mas é um homem previsível. "Vossa Excelência é que não foi fiel ao seu passado. Que fique claro: o senhor interveio no processo [de escolha do presidente do Senado] de uma maneira vulgar", comentou.

Segundo Simon, há restrições tanto do partido a ele, como o inverso. "Sou uma pessoa que tem muitas restrições ao comando do PMDB e o PMDB a mim. Restrições as quais eu venho lutando", afirmou o senador, citando Renan, Sarney e Jader Barbalho, com quem tem dificuldade em se relacionar.

O senador disse ainda que disputou a eleição interna com Garibaldi porque recebeu solicitações de vários parlamentares, inclusive de integrantes de fora do PMDB. "Aceitei [ir para o plenário] sabendo que não ia ganhar", afirmou.

Comentários dos leitores
Gentil Geraldo Favato (3) 01/02/2010 22h24
Gentil Geraldo Favato (3) 01/02/2010 22h24
Nada que este presidente chefe de gangue diga deve ser levado a sério. Ele zomba de todos. Até da saúde do Zé e da Dilma ele fez piada. O presidente chefe de gangue ri de tudo que é serio. Chora quando dá entrevista. Faz piada dos nossos piores problemas e os marionetes do momento aplaudem-no enquanto sua gangue assalta o Brasil e nós nos acovardamos. Lula faz piada aqui e tem medo do Chaves. Nos EUA ele é o cara. Aqui o cara é o Chaves pra esse governo de assaltantes. sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h25
Marcelo Moreto (248) 01/02/2010 18h25
Espero que nessa disputa ocorra troca de tiros! Seria o máximo! 6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (496) 12/01/2010 16h05
Eduardo Giorgini (496) 12/01/2010 16h05
"Depois das eleições municipais, PT e PMDB deflagram disputa por comando do Congresso"
PT e o Lula querem mais e mais!
Gostaram de ser patrão e pelo jeito, não irão sair mais da mamata.
[]s
Eduardo.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (138)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página