Publicidade

Publicidade
Brasil
17/12/2007 - 16h28

Genoino nega acusações e diz ter sido denunciado por presidir PT na época

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O deputado José Genoino (PT-SP), ex-presidente do PT, negou nesta segunda-feira, em depoimento à Justiça Federal de Brasília, envolvimento no escândalo do mensalão e afirmou que foi denunciado por comandar, à época, a legenda. "Fui denunciado pelo que eu era, não pelo que eu fiz", disse.

Genoino disse ainda que nunca houve acordo para pagamento de apoio a legendas aliadas ao governo e o empresário Marcos Valério. Também negou que tenham sido realizadas reuniões para eventuais negociações no Palácio do Planalto ou em outros locais do governo.

No entanto, ele disse que, ao assumir a presidência do partido em 2003, foi informado sobre os problemas financeiros da legenda. "Tinham dívidas e altas despesas, tendo em vista a não-atualização das contribuições e dívidas dos diretórios estaduais."

O deputado afirmou também que era atribuição do secretário nacional de Finanças e Planejamento do PT, Delúbio Soares, administrar e organizar o orçamento do PT.

Segundo o petista, os partidos aliados jamais requisitaram apoio financeiro. "Nunca me solicitaram nem falaram em vantagem material por apoio ao governo."

Genoino disse considerar como amigos pessoais o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) e Delúbio Soares, todos denunciados por envolvimento no esquema.

Pela manhã, a Justiça ouviu João Paulo Cunha. Os interrogatórios foram solicitados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Amanhã, devem ser ouvidos Paulo Rocha (PT-PA), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Mensalão

O STF acatou a denúncia contra todos os 40 acusados pelo procurador-geral Antonio Fernando de Souza de envolvimento com o mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político.

Entre os denunciados estão os ex-ministros José Dirceu, Luiz Gushiken (Comunicação do Governo) e Anderson Adauto (Transportes), o empresário Marcos Valério, os deputados João Paulo Cunha e José Genoino, além do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), autor das denúncias do mensalão.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do caso, autorizou juízes federais de oito Estados e do Distrito Federal a interrogar e receber a defesa prévia dos réus no processo.

Comentários dos leitores
Cassio Tavares (751) 05/12/2009 11h44
Cassio Tavares (751) 05/12/2009 11h44
Antonio Clarel, que isso ? Quem gosta do Presidente Lula é quem recebe do governo ? Credo. A pesquisa DataFolha, da maior credibilidade ( nem os senadores da oposição duvidam ) constatou que 73 % dos profissionais liberais ( médicos, engenheiros, advogados, economistas, dentistas e profissionais de centenas de outras categorias ) declaram considerar o o governo atual e seu presidente, regular, bom ou ótimo. Voce acaba de ofender a milhares ou talvez milhões de profissionais liberais do nosso país de receber dinheiro do governo para se declararem a favor do atual governo. Eu, como profissional liberal ( engenheiro ) repudio veementemente essa sua afirmação. Não sou funcionário público, nunca fui, não trabalho para nenhum orgão público de nenhum governo, não sei nem que é o presidente do PT e de nenhum outro partido em meu estado ( região sudeste ), não sei nem onde fica a sede de nenhum desses partidos em minha cidade. Mas que coisa, caramba. Essa oposição sem discurso, sem rumo, sem voto, e até sem candidato ( ninguém quer se arriscar ) procura um factóide a cada dia, que logo caem no vazio, insiste irracionalmente em querer atingir o presidente, por falta completa de dados concretos. A Revista (IN)VEJA da semana passada fez uma reportagem atacando o genro do presidente. A justiça, atenção, a justiça, já arquivou a denuncia por absoluta falta de provas. Êta desgraceira. A tempo Clarel. Voce não respondeu o que eu coloquei no comentário anterior. Coragem e responda. sem opinião
avalie fechar
Claudio Rocha (305) 05/12/2009 01h53
Claudio Rocha (305) 05/12/2009 01h53
Varios presidentes tentaram desde a proclamação da republica e muitos pagaram com a propria vida, apesar de sua origem simples Lula será lembraso no futuro como uma das pesoas mais sabias que ocupor este cargo, pois lidando com uma das mais terriveis egoistas elites do planeta, atacado por todos os lados, alias como outros ja o foram consegue passar uma simples mensagem onde quer que se encontre : Que quando se da minima oportunidade as as pessoas humildes elas fortalecem efetivamente a economia do Pais e todos ganham, principalmente aqueles que tem insaciavel sede de poder....A bolsa familia que tantos usaram para tentar desgastar o presidente, li em algum lugar que o sr. candidato representante das elites a presidencia talvez por desespero assumiu como bandeira a sua manutenção. Mas é sempre bom lembrar que nesta epoca pré-eleitoral todo o discurso daqueles que esfolam o povo simples é direcionado a esses com todo tipo de promessa e maquiagens. 4 opiniões
avalie fechar
Gabriel Ramos (80) 05/12/2009 00h00
Gabriel Ramos (80) 05/12/2009 00h00
"Aécio diz que Azeredo é vítima de conturbado momento político e defende senador". Já diz o ditado: diga com quem andas e direi quem és! Depois dessa já sei em quem "não votar" em 2010. 2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3054)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca