Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2008 - 13h21

Reforma no Planalto vai transferir gabinete de Lula para o Palácio do Buriti

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já acertou com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), a transferência da estrutura do Palácio do Planalto para o Palácio do Buriti --sede oficial do governo do DF. A equipe de Arruda conta como data prevista para a mudança o dia 31 de março. Por cerca de dois anos, a sede oficial do governo federal será o Buriti.

A decisão foi tomada porque Lula decidiu fazer uma ampla reforma no Planalto. De acordo com a assessoria da Presidência, as obras devem envolver as áreas de infra-estrutura e de arquitetura do prédio --esta última será conduzida pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer.

Reportagem da Folha, publicada no último dia 10, informou que o valor estimado da reforma é de aproximadamente R$ 1 milhão. Porém, a assessoria do Planalto afirmou que só pode revelar o valor exato quando estiverem concluídos os documentos para a licitação das obras.

A mudança para o Buriti inclui móveis, tapetes e até obras de arte. Interlocutores do presidente pediram ao governo do DF para deixar vazia a sede temporária do executivo federal.

A Folha Online apurou ainda que já foi definido que o chamado "núcleo duro" do governo acompanhará a equipe do presidente na mudança para o Buriti. A idéia é que além da estrutura de gabinete de Lula, também mudem para o prédio do Buriti as equipe dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Franklin Martins (Comunicação), além dos seguranças.

Mudanças

Desde que assumiu o governo do DF, Arruda transferiu a sede do executivo para uma das cidades-satélites, Taguatinga. É em um prédio batizado de "Buritinga" que ele e vários de seus assessores diretos despacham.

Para dar mais espaço a Lula, o governador decidiu que o restante da estrutura do GDF que funcionava no Buriti também vai ser transferida. A partir do final do próximo mês parte da equipe de Arruda, que ainda utilizava o Palácio do Buriti, deverá despachar na área do rodo-ferroviária.

A assessoria do governador informou que as despesas que envolvem as mudanças serão custeadas pelo governo do Distrito Federal. A exceção são os gastos que se referem à mudança do Palácio do Planalto para o Buriti. Segundo a assessoria de Arruda, serão custeadas pelo próprio governo federal.

O Palácio do Buriti é localizado no outro extremo de onde estão a Esplanada dos Ministérios e os prédios do Senado, da Câmara e do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página