Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2008 - 15h14

Ministros aguardam orientação do Planejamento sobre uso de cartões corporativos

Publicidade

FABIANA FUTEMA
Editora de Brasil da Folha Online
REGIANE SOARES
da Folha Online

Os ministros Altemir Gregolin (Pesca), Marina Silva (Meio Ambiente), Orlando Silva (Esporte) e Reinhold Stephanes (Agricultura) aguardam orientação do Ministério do Planejamento sobre o uso dos cartões corporativos do governo federal. Os quatro estão no grupo de seis ministros que, segundo o Planejamento, utilizaram o cartão para pagar despesas em 2007.

Por meio de sua assessoria, Gregolin informou que vai aguardar as novas recomendações do Planejamento. Por enquanto, o ministro não está usando o cartão, segundo sua assessoria. A fatura do cartão de Gregolin registra o pagamento de uma conta de R$ 512,60 de um almoço com uma comitiva chinesa em uma churrascaria de Brasília.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, informou que a ministra Marina Silva está aguardando as orientações do Planejamento. "A ministra está aguardando a orientação formal sobre o novo regramento [para uso dos cartões]", disse Capobianco para a Folha Online por telefone.

Segundo ele, o Planejamento ainda não enviou a recomendação para os ministérios. "A ministra vai cumprir o que for determinado. Se tiver que devolver, devolverá."

Por meio de sua assessoria, Orlando Silva informou que também aguarda a recomendação do Planejamento para definir a utilização do cartão. "Entendo que o cartão é importante para o controle e transparência dos gastos públicos. Vou agir de acordo com a orientação do governo", informou ele por meio de seus assessores.

A assessoria de Stephanes informou que o ministro também vai aguardar as orientações do Planejamento sobre o uso do cartão corporativo. Segundo a assessoria do ministro, o que o governo decidir ele vai acatar.

Dos outros dois ministros que usaram o cartão em 2007, um já deixou o governo: Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) pediu para deixar a pasta na sexta-feira passada após admitir que usou irregularmente o cartão. Já o ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) informou ontem que não pretende mais usar o cartão.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página