Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2008 - 19h09

Governistas ignoram oposição e decidem controlar CPI mista dos Cartões

Publicidade

RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governo evita ceder um dos cargos de comando da CPI mista dos Cartões Corporativos para impedir um racha na base aliada que apóia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Voz isolada entre os aliados, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ouviu do ministro José Múcio Monteiro (Relações Instituições) que as negociações estão abertas, mas sem alterações por ora.

"Como não há unanimidade na base aliada, o Planalto resolveu não se envolver. O presidente está fora do processo", disse Jucá, que esteve nesta quinta-feira e ontem no Planalto. "O ministro Múcio concorda, mas não dá para patrolar a base [aliada]."

Jucá disse lamentar o rumo das negociações em busca de um acordo com a oposição. Segundo ele, o ideal seria evitar as divergências antes da instauração da comissão. "Não é bom chegar lá [até a instauração da CPI] já com os ânimos acirrados. Isso não contribui nem ajuda em nada", afirmou.

De acordo com o líder, no momento só há duas alternativas: os resistentes a aceitar o comando compartilhado com a oposição cederem ou instaurar a CPI da forma como está ---com o PMDB na presidência e o PT com a relatoria. "Não é à força. É na força do regimento", tentou justificar ele, informando que PT e PMDB têm as duas maiores bancadas na Câmara e no Senado.

Paralelamente, o DEM e PSDB ameaçam criar uma CPI exclusiva no Senado para investigar os cartões corporativos. Mas Jucá afirmou que o governo não vai se pautar por essa possibilidade. "Não vamos nos pautar por ameaça. As ameaças só atrapalham", disse o senador.

Apesar de o requerimento propondo a criação da CPI ter sido lido hoje, as negociações para as indicações dos integrantes e a instauração da comissão vão se prolongar pelo fim de semana. "Isso tudo fica para a semana que vem", disse Jucá.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página