Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2008 - 14h36

Líder do governo pede 24 horas para definir comando da CPI mista; oposição cede

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), pediu nesta terça-feira à oposição mais 24 horas para definir se o governo cederá um dos postos de comando da CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos. Em reunião com líderes partidários, a oposição se mostrou sensível ao pedido de Jucá --o que adiou para amanhã a definição sobre a presidência da comissão mista.

"Para que não passasse a imagem de intransigência, nós concordamos com o prazo pedido pelo líder do governo. Mas na hora em que a oposição dá o crédito de confiança, aumenta a responsabilidade dos interlocutores do governo para conseguirem o entendimento", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

A oposição havia fixado esta terça-feira como prazo para o fim das negociações, mas voltou atrás após o pedido do governista. Jucá se comprometeu em dar uma resposta sobre o comando da CPI mista até amanhã, às 14h.

Se o governo não ceder a presidência ou a relatoria da comissão ao DEM ou PSDB, os dois partidos vão forçar a criação da CPI dos Cartões Corporativos apenas no Senado.

O presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), confirmou que vai fazer a leitura do requerimento de criação da CPI do Senado se não houver acordo até amanhã entre governo e oposição --mesmo sendo contrário à instalação de duas CPIs. "Se não sair [o acordo], será lida a criação da CPI dos Cartões Corporativos só do Senado. Mas acredito no entendimento até amanhã", afirmou.

Jucá disse que pediu o prazo de 24 horas porque acredita que, até lá, conseguirá convencer o governo a ceder um dos postos de comando da CPI. A Folha Online apurou que Jucá justificou o pedido à oposição com o argumento de que tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto o ministro José Múcio (Relações Institucionais) estarão fora de Brasília nesta tarde --o que dificultaria as conversas com o Palácio do Planalto para dar fim ao impasse.

Bate-boca

Na reunião, o clima esquentou entre o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e o líder do PMDB, Valdir Raupp (RO). A Folha Online apurou que o peemedebista ficou irritado com o lançamento, pela oposição, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para presidir a CPI mista. Virgílio, por sua vez, rebateu o peemedebista ao afirmar que a oposição tem o direito previsto pelo regimento da Casa Legislativa para indicar o presidente da CPI.

O PMDB indicou o senador Neuto de Conto (SC) para presidir a comissão mista, enquanto a oposição disse que concordaria com a indicação de Jarbas para o cargo. Apesar de Jarbas ser do PMDB, o senador é considerado 'independente' --o que lhe credencia junto à oposição para comandar os trabalhos da CPI.

Jucá reiterou que caberá ao PMDB o direito de indicar o presidente da comissão mista. "O senador Jarbas é um grande nome. Agora, a escolha do PMDB caberá ao líder e à bancada. Outros partidos não podem fazer essa indicação", criticou.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página