Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2008 - 09h46

Base pressiona PT a aceitar CPI com PSDB

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
VALDO CRUZ
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Líderes do governo no Congresso vão tentar convencer o Palácio do Planalto e o PT a aceitar um acordo para entregar a presidência da CPI dos Cartões Corporativos ao PSDB. Até o PMDB já está disposto a fechar um entendimento com os oposicionistas.

A definição sobre a divisão dos dois principais postos da comissão --presidente e relator-- deve ocorrer até amanhã, depois de reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Jucá e Roseana Sarney (PMDB-MA), líder do governo no Congresso, defendem um acordo por duas razões: evitar a instalação de uma segunda CPI no Senado e criar um clima de entendimento com a oposição para negociar a reforma tributária, a ser enviada ao Legislativo até quinta-feira.

Apesar do discurso oficial de que o Palácio do Planalto não quer interferir na formação da CPI, o presidente Lula e o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, assim como os líderes petistas, são contra entregar a presidência da comissão para o PSDB.

Lula e José Múcio argumentam que a oposição deseja transformar a CPI numa guerra política, buscando atingir o lado ético do governo. Eles se apegam ao fato de o regimento determinar que as maiores bancadas ficam com a presidência e relatoria da comissão.

"O presidente está animado com o momento atual e acha que a oposição apenas quer buscar um desgaste do governo nas questões éticas", afirmou o senador Renato Casagrande (PSB-ES), que se encontrou com Lula na semana passada.

Na tentativa de um entendimento com a base, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), ofereceu ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para que ele presidisse a comissão. O peemedebista aceitou, mas aliados ao governo devem recusar a proposta por classificarem Jarbas Vasconcelos como independente.

Jucá e Roseana avaliam que uma guerra com a oposição só servirá para impedir a tramitação da reforma tributária. Quanto à CPI, alegam que o governo será maioria na comissão e nomear um tucano para presidência não irá alterar esse quadro favorável.

Amanhã, o ministro da Fazenda, Guido Mantega tem reunião agendada com a oposição para apresentar a proposta de reforma tributária. Hoje será a vez de encontro com as centrais sindicais no Palácio do Planalto também para debater o tema, com a presença de Lula.

"O medo deles com a CPI é tão grande que tiveram que apressar a apresentação da reforma tributária para fingir que tem assunto mais importante a ser tratado", disse Arthur Virgílio, em um sinal de que o governo pode ter dificuldades ao contar com a própria base para aprovar o projeto.

O governo também estuda outras modificações no modelo tributário brasileiro. Entre elas, uma mudança no Imposto de Renda da Pessoa Física, na busca de tentar facilitar a aprovação da reforma tributária.

Ainda não há definição sobre como seria feita essa mudança, cujo objetivo é reduzir a carga tributária sobre a classe média.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página