Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/02/2008 - 11h32

PT e PSDB disputam presidência da CPI mista dos Cartões e descartam ceder

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O PT e PSDB tomaram como desafio a disputa pela presidência da CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos. Líderes dos dois partidos afirmam que não vão ceder e insistem em ter o comando da comissão.

Segundo os tucanos, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), mantém a promessa de que está mantido o acordo anterior --no qual eles têm direito à presidência e os petistas à relatoria.

"Acordo se cumpre até quando dói. É melhor manter o acordo, mesmo quando não satisfaz, do que perder a credibilidade. O que eles não querem é apurar as denúncias que estão aí. Não querem é que saia do baú dinossauros, cobras e lagartos", ironizou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Nesta semana, o PSDB indicou para presidir a CPI a senadora Marisa Serrano (MS), enquanto os petistas mantêm o nome do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) para o mesmo cargo na comissão.

A exemplo de Virgílio, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), afirmou que seu partido não cederá a presidência à oposição. "É a presidência de uma comissão que dita o ritmo dos trabalhos. Não existe da nossa parte qualquer posição de intransigência, mas o nosso entendimento é que a base aliada teria tanto a presidência como a relatoria", disse.

Ameaça

Virgílio ameaça pressionar pela leitura do requerimento que propõe a abertura da CPI exclusiva do Senado para investigar os cartões corporativos. Segundo o senador, se o PT não cumprir o acordo firmado entre PSDB e PMDB, ele vai reunir os partidos de oposição e defender a instauração de duas comissões parlamentares de inquérito.

"Se houver duas CPIs, a oposição fará parte de ambas. Vão participar de tudo, não queremos é deixar de investigar", disse Virgílio.

Para Rands, o PSDB tenta fazer "chantagem" com a base aliada que apóia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não queremos é que a CPI seja utilizada como instrumento político", afirmou o petista.

Negociações

Rands afirmou que na próxima terça-feira haverá reunião no Palácio do Planalto para discutir o impasse na CPI. Segundo o deputado, o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) vai conversar com ele e os líderes do governo no Senado, Romero Jucá, e na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS).

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse nesta sexta-feira que a idéia é instaurar a CPI na próxima terça-feira após a reunião dos aliados do governo com Múcio. "O acordo continua. Espero que haja entendimento", afirmou.

Pelo acordo inicial, a relatoria ficaria com o PT, que havia indicado o deputado federal Luiz Sérgio, e a presidência com o PMDB. Insatisfeitos com o acordo entre PMDB e PSDB para ceder a presidência aos tucanos, os petistas querem agora trocar o controle dos cargos. Ou seja, o PT quer ficar com a presidência da comissão e deixar o PSDB com a relatoria.

Desde o início das negociações, a bancada do PT na Câmara defendeu que o governo não deveria abrir mão da presidência da CPI ao PSDB, mantendo o comando da comissão nas mãos do PMDB --que havia indicado o senador Neuto de Conto (SC) para a presidência.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página