Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2008 - 16h53

Ministério do Planejamento detalha novas regras para uso dos cartões corporativos

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Os ministérios receberam ontem uma circular com as novas regras para o uso dos cartões corporativos do governo federal. Entre elas, estão os prazos para o fim das contas do "tipo B" e a limitação do uso do cartão para saques.

As informações que constam da circular são as mesmas já divulgadas no decreto nº 6.170, divulgado no dia 1º de fevereiro. No entanto, o Planejamento e a CGU (Controladoria Geral da União) decidiram enviar ontem aos ministérios uma circular interministerial ressaltando o uso adequado para o instrumento de pagamento.

Um dos objetivos do governo federal é, até o meio do ano, acabar com as contas de suprimentos de fundos do "tipo B". Essas contas existem antes dos cartões corporativos e delas saem saques para reembolsar servidores que apresentam nota fiscal. Os suprimentos de fundos --pagamentos de eventuais pequenas despesas-- passarão a ser feitos só com cartão. Além disso, a circular determina também o limite de saque por cartão.

A circular pede que os coordenadores de despesa prestem maior atenção no controle desses gastos. Mais detalhes sobre esses gastos serão divulgados pela Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento e da CGU.

IBGE

No caso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o limite para saque será de 30% do total da despesa anual com suprimento de fundos, segundo uma outra portaria, nº 46, publicada no "Diário Oficial" da União desta sexta-feira.

Segundo o Planejamento, essa autorização é válida somente para as despesas destinadas ao trabalho realizado em localidades que não possuam equipamentos para a operações com o cartão de pagamentos do governo.

Os saques poderão ser utilizados para pagamentos de prestadores de serviços, incluindo aquisição de passagens, despesas de locomoção e para aquisição de material de consumo.

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página