Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2008 - 22h40

Lula diz que chegada da família real contribuiu para o desenvolvimento do Brasil

Publicidade

LUISA BELCHIOR
Colaboração para Folha Online, no Rio

Na abertura oficial das comemorações pelos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta sexta-feira a importância da transferência da Corte para o desenvolvimento político, econômico e cultural do país.

Ao lado do presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, que está no Rio para participar das comemorações, Lula disse que o Brasil sofreu uma transformação "definitiva e radical" com a vinda da Corte. Ele classificou o episódio como "um sopro de energia e inovação que se espalhou pelo Rio e por todo o Brasil".

Na cerimônia, no Museu Histórico Nacional, no centro do Rio, Lula frisou "as muitas iniciativas que dom João [6º] lançou aqui". Citou a criação da Imprensa Régia, das escolas de medicina da Bahia e do Rio de Janeiro e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

"A vinda da Corte promoveu muitas mudanças e progressos. O Brasil abriu-se à cultura mundial. Os Bragança tiveram papel decisivo na identidade brasileira e lançaram as bases do regime político do país", afirmou.

Para Lula, a transferência da Corte foi responsável também pela integração territorial do Brasil. "Talvez o maior legado tenha sido a preservação da integridade territorial. Forjou-se uma identidade nacional", disse.

O presidente de Portugal disse achar que atualmente as relações luso-brasileiras estão "muito longe ainda daquilo que seria legítimo esperar do relacionamento entre Brasil e Portugal".

Os dois presidentes participam de jantar na noite desta sexta-feira no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

Responsável por parte das comemorações do bicentenário da chegada da família real ao Brasil, o prefeito César Maia (DEM) não compareceu à cerimônia de abertura das comemorações.

Comentários dos leitores
fernando pinelas (1) 26/08/2008 15h13
fernando pinelas (1) 26/08/2008 15h13
OS TUGAS SÃO UNS COBARDOLAS , SE O EXÉRCITO FRANCÊS NÃO TEM ESCORREGADO , NAS 3 INVASÕES QUE FEZ ALIADOS AOS NOSSOS AMIGOS ESPANHOIS , NÃO SEI NÃO . TALVEZ TIVESSE DE BERRAR MAIS ALTO . ASSIM ASSUSTOU , MAS LEVOU NA MONA 2 opiniões
avalie fechar
Alfredo A. Petit (1) 11/04/2008 23h34
Alfredo A. Petit (1) 11/04/2008 23h34
LAGO SUL / DF
Tenho mensagem para o Moacir Japiassu, já enviei pelo moacir japiassu@bol.com.br, mas retornou. Como fazer?
Euetu Nós
4 opiniões
avalie fechar
LILIAN ROSSI (52) 07/03/2008 19h17
LILIAN ROSSI (52) 07/03/2008 19h17
Pensei que o governo Lulla iria colocar a culpa de todo esse emaranhado de informações a respeito da Amazônia no ex-presidente Fernando Henrique. 14 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página