Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2008 - 08h13

Geddel diz que transposição do São Francisco não faz mal para ninguém

Publicidade

CÍNTIA ACAYABA
da Agência Folha

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, afirmou ontem, depois de participar de um ato na Paraíba a favor das obras de transposição do rio São Francisco, que o projeto não faz mal a ninguém. "O ato é uma demonstração clara de que todos vão tomando consciência de que o projeto é bom para milhões de brasileiros e não faz mal a sequer nenhum [brasileiro]", disse à Folha por telefone.

Cerca de 4.000 pessoas participaram do ato político a favor da transposição, em Monteiro (314 km de João Pessoa), cidade paraibana que integrará o eixo leste da transposição do rio.

Geddel confirmou que o eixo leste do projeto deve ser finalizado em 2010.
Em discurso feito durante o ato, o ministro disse que o "projeto será executado pelo governo Lula, mas deve continuar no próximo governo porque ele é irreversível".

O ato foi organizado pelo Comitê de Defesa do Projeto de Integração de Bacias do Rio São Francisco estadual, que tem como presidente o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto.

Uma cruz de latas (das usadas para levar água de açudes) foi erguida na cidade para simbolizar a seca no Nordeste.

O Ministério da Integração Nacional estima que 12 milhões de nordestinos serão beneficiados pela obra.

Representantes do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, Estados beneficiados com o projeto, participaram do ato.

O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), também discursou durante o evento e ressaltou o "apoio e a determinação do presidente Lula para a realização do projeto". Na Paraíba, 72 cidades serão beneficiadas.

Para Márcio Macedo, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Estado contrário à transposição, o projeto não deveria ocorrer antes de um plano para revitalização do rio.

Geddel contestou dizendo que a revitalização do rio já está sendo feita. "Estamos replantando matas ciliares, dragando rios, entre outros. As coisas estão acontecendo. Não vai ser feito, já está sendo feito."

Comentários dos leitores
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
FRANCISCO LAMBERTO FONTES (1) 20/12/2009 12h00
SEM COMENTÁRIO sem opinião
avalie fechar
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Marcelo Moreto (207) 09/11/2009 14h18
Querem transformar a terra da rapadura em terra de gente com dentes cariados. É tendência de mercado. Existe aqui no nordeste uma maioria de povo ignorante e fácil de massificar. Chegaram aqui os grandes empresários que estão construindo uma arca. Só que esta carregará apenas toneladas em dinheiro. O Brasil é um dos pouco países que divide os hemisférios. Existe a chance de se trazer prosperidade a muita gente, mas a desigualdade social sempre se fará visível como em São Paulo. Daqui alguns anos, o povo da região sul migrará para o norte! sem opinião
avalie fechar
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Louis Fod (339) 09/11/2009 10h18
Ricardo de Costas, o pelego, aquele que tudo sabe, combatendo a todos na folha! Se houvesse uma investigação séria nas contas da petrobras , os barbudinhos iriam para a cadeia, Roubosseff também.
-
Agora isso não vai acontecer, quem não abre mão de ter as relatorias e de controlar a "prisidença" do Senado? Outro caminho seria o TCU ou a polícia federal. Qualquer um chega as mesmas conclusões:
-
"- O seu dinheiro é a nossa energia!!"
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1316)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página