Silvio Pereira deixa de se apresentar à subprefeitura para prestar serviço comunitário
da Folha Online
O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira ainda não se apresentou à Subprefeitura do Butantã para começar a prestar serviços comunitários. De acordo com a subprefeitura, ele tem 48 horas --a partir da notificação-- para se apresentar.
A prestação de 750 horas de serviços comunitários faz parte do acordo fechado por ele com a PGR (Procuradoria-Geral da República) para se livrar do processo do mensalão. Denunciado pelo crime de formação de quadrilha no processo que apura o suposto mensalão, Pereira foi beneficiado com suspensão condicional do processo em troca da prestação de serviço comunitário, além de ficar proibido de se ausentar da cidade em que reside sem autorização judicial e da obrigação de comparecer mensalmente perante um juiz.
O início da prestação do serviço comunitário estava previsto para a semana passada. Mas ele alegou motivos pessoais para adiar o trabalho. Silvio teria dito que gostaria de trabalhar com crianças ou com comida, mas a subprefeitura informou que essas atividades não são prestadas lá. A subprefeitura teria oferecido a ele serviços de acompanhamento e supervisão de obras --como poda de árvores e varrição.
De acordo com a subprefeitura, Silvio não faria nenhum serviço braçal --ele não varreria a rua, por exemplo--, mas a supervisão das atividades prestadas.
Na semana passada, o Ministério Público Federal em São Paulo pediu à juíza Silvia Maria Rocha, da 2º Vara Criminal de São Paulo, que Silvio seja notificado para iniciar "imediatamente" o cumprimento do acordo firmado com a Procuradoria-Geral da República para se livrar do processo do mensalão.
Para o procurador da República Rodrigo de Grandis, se o réu não iniciar "imediatamente" o cumprimento da acordo, o benefício da suspensão do processo deve ser revogado.
Grandis afirmou que não cabe ao réu escolher a prestação de serviço para fins da suspensão condicional do processo. "A prestação que foi disponibilizada pela Subprefeitura do Butantã não é demeritória ou indigna, sendo compatível com a sua condição."
Leia mais
- Procuradoria pede à Justiça que Silvio Pereira cumpra acordo "imediatamente"
- Silvio Pereira adia início de serviços voluntários na Subprefeitura do Butantã
- Por acordo que prevê 750 horas de serviço comunitário, Silvio Pereira escapa de processo
- Dirceu diz que depoimentos negam seu envolvimento com mensalão
- Delúbio e Silvio foram responsáveis pelos repasses, diz Valério
Especial


avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar