Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2008 - 10h00

Casa Civil apura vazamento de dados sigilosos sobre FHC

Publicidade

da Folha Online

A assessoria da ministra Dilma Rousseff informou ontem, por escrito, que dados sigilosos de despesas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vazaram de um computador instalado no Palácio do Planalto, a partir de um sistema a que tem acesso poucos servidores, segundo reportagem de Marta Salomon, publicada nesta quarta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Em portaria publicada ontem no "Diário Oficial" da União, Dilma fixa prazo de 30 dias para uma comissão de sindicância investigativa, formada por três servidores públicos, "apurar a divulgação de informações sigilosas no âmbito da Casa Civil da Presidência".

Em resposta a questões apresentadas pela Folha, a Casa Civil explicou que o Suprim (Sistema de Suprimento de Fundos), que armazena dados sigilosos de gastos da Presidência, "somente" pode ser consultado nas dependências do Planalto e por um número reduzido de servidores, "com senhas de acesso e perfis diferenciados", o que torna impossível desconhecer a origem do vazamento.

Ontem, FHC autorizou a quebra do sigilo de seus gastos com cartões corporativos e das chamadas "contas B" do governo federal no período em que esteve na Presidência da República.

Ele encaminhou carta ao líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), com a autorização para que os seus gastos e da ex-primeira dama Ruth Cardoso sejam divulgados.

O ex-presidente critica, na carta, a disposição dos governistas em iniciar as investigações sobre irregularidades no uso dos cartões corporativos pelo seu mandato. Ele considerou "estranho" que a CPI mista (com deputados e senadores) dos Cartões Corporativos queira investigar sua gestão, uma vez que seus gastos foram aprovados pela Secretaria de Controle Interno da Presidência e pelo TCU.

"Apesar da evidente intenção política de confundir a opinião pública com o vazamento recente de informações parciais e distorcidas das contas de meu governo, se for para avançar nas investigações e abranger o fato que está em causa, não vejo inconveniente em que o PSDB peça que a CPI tome conhecimento das referidas contas."

A reportagem completa está na Folha desta quarta, que está nas bancas.

Assine a Folha

Comentários dos leitores
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
Eduardo Giorgini (345) 12/10/2009 11h02
"Oposição critica sigilo em gastos do governo após análise das informações no TCU"
Pela lógica, as fichas para corrupção do PT vem da éra FHC ou Serra?
Uma equação um tanto estranha para justificar as falcatruas do PT.
A culpa é de Serra entao?
[]s
Eduardo.
sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Luís da Velosa (1172) 18/08/2009 07h48
Cartão Corporativo... mais atos secretos. Cadê a transparência?! Meu Deus, que horror! Quanto cinismo! Quanta corrupção! sem opinião
avalie fechar
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
Monica Rego (311) 17/08/2009 15h49
La vem a mídia conservadora e os demos tucanos, com memória curta já devem ter se esquecido do serra-card ou alguma coisa mudou?!
Ainda veremos muito tucano e demos pfl na cadeia e o povo paulista, mineiro, gaúcho pedindo desculpas por tamanha ignorância...!!!
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (10299)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página