Brasil
31/03/2008 - 09h54

TCU não pediu nem recomendou levantar dados do governo FHC

MARTA SALOMON
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A justificativa que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, apresenta para o levantamento dos gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) não resiste a uma visita ao endereço do TCU (Tribunal de Contas da União) na internet. As decisões (acórdãos) de três auditorias feitas em gastos com cartões corporativos --restritas ao governo do presidente Lula-- não determinam nem sequer recomendam a recuperação de dados da administração tucana, conforme a Folha já havia noticiado.

O gesto mais próximo do que a ministra afirma foi a cobrança de maior controle das despesas com cartão corporativo no governo Lula. O tribunal recomendou que o Planalto contivesse esse tipo de gasto e limitasse a situações "excepcionais" os saques em dinheiro, cuja falta de transparência ainda é um alvo de crítica do TCU.

As três auditorias apontaram falhas importantes no uso dos cartões corporativos no gabinete da Presidência, como o uso exagerado dos cartões para saques em dinheiro ou para a aquisição de bens e serviços.

Na edição de terça-feira passada, a Folha noticiou que o TCU derrubava versão apresentada pelo Planalto para o dossiê. Mas anteontem, em Curitiba, Dilma Rousseff voltou a mencionar um dos acórdãos do tribunal para tentar justificar o trabalho de sua equipe.

O acórdão mencionado pela ministra no sábado se refere à segunda auditoria do TCU. Essa investigação apontou gastos "questionáveis" com a compra de bebidas alcóolicas e gêneros alimentícios refinados nos primeiros anos de gestão Lula. Como desdobramento dessa investigação, a auditoria seguinte do tribunal apontou irregularidades fiscais em 35% dos comprovantes de gastos com cartões analisados.

Os três acórdãos receberam os números 1.783, 230 e 470. As decisões foram aprovadas pelo plenário do tribunal, respectivamente, em 2004, 2006 e 2007. Todos podem ser conferidos no site www.tcu.gov.br.

Comentários dos leitores
FRANCISCO COSTA (43) 31/07/2008 10h56
FRANCISCO COSTA (43) 31/07/2008 10h56
A patuleia já sabia que o unico culpado da montagem do dossiê/banco de dados era
o Aparecido.
Qual será o motivo que não querem punir
severamente o mesmo, apenas um corre-
tivo, o funcionário vazadou, deveria ser
exonerado do cargo, será medo que o
Aparecido abra o bico.
6 opiniões
avalie fechar
wagner machiavelli (5) 31/07/2008 09h59
wagner machiavelli (5) 31/07/2008 09h59
Eu não tinha nenhuma dúvida sobre este resultado. Afinal, o código de ética dos malandros sempre dá as cartas. Inocentar Dilma Rousseff é, no mínimo, uma enorme safadeza. Tudo patrocinado pelo PT, seus asseclas inclusive o presidente lula. Quem não conhece a história de Dilma, pode até acreditar que a guerrilheira é gente séria. O que precisa é o povo conhecer as pessoas, parfa analisar sua conduta. 7 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (679) 31/07/2008 09h33
Rui Ruz Caputi Caputi (679) 31/07/2008 09h33
A sociedade não aceita uma sindicancia tão cínica quanto essa. São evidentes os envolvimentos. Só não enxerga quem não quer ver. Mais uma vez chamam ao povo de palhaço. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2931)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca