Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2008 - 13h42

Lula rebate críticas e defende viagens pelo país para lançar obras do PAC

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Sem citar nomes nem partidos políticos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu nesta terça-feira aos ataques da oposição e saiu em defesa de suas viagens pelo país para lançar obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo o presidente, ele e sua equipe vão manter a teimosia e continuar viajando para executar as ações do programa. Para ele, há inveja dos adversários pelos efeitos do PAC.

"É um tipo de gente que trabalha que as coisas não podem acontecer de bem neste país porque não foi ele que criou", afirmou o presidente durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto. "É como se o cara ficasse torcendo para que o ônibus atropelasse sua [ex-]namorada quando ela vai encontrar com o namorado novo", brincou.

Lula negou ainda que tenha um "plano B" para substituir o PAC e insistiu para que todos mantenham a teimosia em defesa do programa. "Eu nunca trabalhei na minha vida com plano B. O que nós temos é de fazer ser teimosos e continuar fazendo o que está dando certo. Não tem por que não fazer o que está dando certo", disse.

A oposição, liderada pelo DEM e PSDB, critica duramente o fato de Lula lançar obras do PAC e fazer viagens constantes pelo país. Para os oposicionistas, o presidente estaria em campanha política, uma vez que há eleições municipais em outubro.

"Acho que muita gente não tem noção do que o PAC representa para este país. Muitas vezes a gente não percebe as micro coisas que acontecem. Hoje eu diria que em todos os Estados da nação tem alguma obra em andamento. Isso significa que a construção civil vai trabalhar mais do que em outro momento", disse.

Descaso

Lula disse que o esforço para lançar o PAC das favelas é para tentar conter a "irresponsabilidade urbana" ocorrida nos últimos 40 anos. Para ele, o número de favelas aumentou no país por descaso dos governos federal, estaduais e municipais. Ele não mencionou nomes políticos nem citou exemplos de municípios e Estados.

"O que nós estamos tentando fazendo é tentar desmontar a irresponsabilidade urbana dos últimos 40 anos em que as favelas triplicaram com a irresponsabilidade de todos [dos governos federal, estaduais e municipais]", afirmou o presidente.

Segundo Lula, por meio das ações do PAC será possível "desburocratizar" uma série de planos e por em prática outros. "O PAC começa a fazer essa reversão. O PAC é um processo. Se eu soubesse de sua importância eu teria [dado início no primeiro mandato]. O PAC está ajudando a desburocratizar o governo. E não é culpa de ninguém. Já aprendi a não criticar ninguém individualmente", disse.

Em seguida, o presidente afirmou: "Tem coisas que são assim: entre fazer e conseguir que elas aconteçam é muito difícil. Está acontecendo uma revolução que muita gente não percebeu neste país".

Nos últimos dias, Lula foi ao Rio de Janeiro e Pernambuco lançar obras do PAC. Nesta terça-feira, ele disse que irá ainda esta semana para o Rio Grande do Sul. "Uma coisa que está acontecendo e que as pessoas não querem perceber. O que nós estamos fazendo de obras de saneamento e urbanização de favelas é algo sem precedentes."

Comentários dos leitores
Francisco Silva (366) 28/01/2010 12h48
Francisco Silva (366) 28/01/2010 12h48
Americo,
Aqui no Brasil é assim mesmo, lança PAC1, PAC2, e tudo o que for possível para fazer propaganda vazia, enquanto isso o povão está só esperando para ver Cuba lançar...Se é que me entende.
sem opinião
avalie fechar
Americo S (22) 22/01/2010 09h25
Americo S (22) 22/01/2010 09h25
Esse governo é assim mesmo, lançou o PAC 1, mas pouco fez, agora vai lançar o PAC 2 dizendo o mundo e o fundo, mas tb não vai fazer grandes coisas, se o seu candidato vencer, dirá que a oposição não deixa trabalhar, ficando obstruindo, se a oposição vencer dirá que não fizeram nada pq são incompetentes. Época de eleição vale tudo, por isso dá até nojo de ficar vendo. sem opinião
avalie fechar
Joel Saraiva (178) 20/01/2010 16h07
Joel Saraiva (178) 20/01/2010 16h07
Serra lá, Dilma Cá...sa. PTjamais. Vá viajar e dar "Ptlestras", senhor Presidente. E num duvido nada, cada um com sua preferência, "num é mesmo cumpanheiro"? Deus me livre e guarde. Joel Saraiva, SamPa. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (715)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página