Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2002 - 12h48

Erundina contraria PSB e anuncia apoio a Genoino para o governo SP

FÁBIO PORTELA
da Folha Online

O candidato ao governo de São Paulo José Genoino (PT) recebeu hoje de forma oficial o apoio da deputada federal e ex-prefeita de São Paulo (1989-1992) Luiza Erundina (PSB), que deixou o PT em 1997. O partido da deputada tem como candidato ao governo Roberto Pitoli.

Candidata à reeleição como deputada federal, Erundina disse que desde o início do ano tentava organizar uma união das forças de oposição em São Paulo, mas a idéia não pôde ser concretizada em razão da verticalização das campanhas, já que o partido dela, por ter candidato a presidente (Anthony Garotinho), não poderia apoiar o PT no Estado.

Erundina diz ter tomado a decisão em caráter pessoal na reta final da campanha porque considera esse momento fundamental para tentar levar Genoino ao segundo turno.

"Temos de levar Genoino ao segundo turno por duas razões: para ter uma candidatura de oposição discutindo com o atual governo e para acabar de vez com a carreira política do Maluf", afirmou a deputada.

Ela ressaltou que o apoio se dá apenas em âmbito estadual. "Na disputa presidencial, o candidato de nosso partido está crescendo e ainda tem chance de chegar ao segundo turno com o Lula. Nós esperamos uma união das oposições ainda antes de domingo, mas, se isso não for possível, certamente estaremos juntos no segundo turno", afirmou.

Genoino
O candidato do PT agradeceu muito o apoio de Erundina, com quem ele disse ter ligações históricas. Para ele, a aproximação com o PSB será estratégica.

"Estamos muito perto de superar o Maluf e de chegar ao segundo turno. Acreditamos que a eleição em São Paulo será definida nos próximos quatro dias. Os votos que eu receberei graças a Erundina podem ser decisivos", disse.

Genoino ressaltou que, se passar ao segundo turno, suas chances nas eleições deverão aumentar bastante, graças à atual popularidade do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas. "Com a votação expressiva que o Lula certamente receberá, nossa candidatura será facilitada."

Leia mais:

  • Sem espaço na TV, Erundina quer garantir eleição no corpo-a-corpo


  • Veja também
    o especial Eleições 2002
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade