Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2008 - 22h07

Bispos defendem investigação montagem e vazamento de dossiê anti-FHC

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Indaiatuba

Bispos reunidos na 46ª Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional do Bispos do Brasil), em Indaiatuba (SP), defenderam hoje que seja investigado não só o vazamento do dossiê com informações sobre dados de despesas da família do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas também a origem da montagem da documento. A Polícia Federal vai investigar somente o vazamento de trechos do dossiê produzido na Casa Civil.

Questionado pela Folha se a apuração da PF sobre o dossiê deveria ficar no vazamento ou ser estendida para a sua origem, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, disse que "é preciso investigar se houve algo indevido seja numa coisa ou na outra".

"É preciso investigar se houve algo indevido numa coisa ou na outra. Portanto, as autoridades devem tomar as suas responsabilidades em relação àquilo que a lei prevê ou não prevê", disse o cardeal.

Para o bispo da diocese de Assis (SP), Maurício Grotto, tanto a origem quanto o vazamento devem ser investigados, mas ele disse achar que a apuração "será perda de tempo".

"Sim [deve ser investigada a origem], mas acho que vai ser perda de tempo porque a Polícia Federal tem coisas mais importantes para investigar. Mas se se chegou a este ponto, que seja investigado", disse o bispo.

Dom Maurício disse ainda considerar de "pequena" importância a questão sobre o dossiê. "Esta questão [dossiê] eu considero pequena. Para mim, a questão maior é a falta de lideranças. Os partidos não têm preocupação em preparar boas e novas lideranças", disse.

Já o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo lamentou a criação do dossiê. "Lamento muito que a política na nossa sociedade se construa em bases simplesmente de ataques pessoais, partidários e de interesses que são particulares."

Para dom Walmor, é preciso haver mais "transparência" na política. "Lamento [o dossiê] porque nós precisamos construir a política com transparência e com funcionamentos que nos tirem de vícios e de modos que são imorais e contrários ao bem comum."

Amanhã, a CNBB deve divulgar uma nota oficial na qual reafirmará sua posição contrária à utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas.

Comentários dos leitores
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
Certo...então na manchete é dossiê, mas a reportagem fala de "suposto" dossiê...por essas manchetes é que a imprensa vai destruindo sua credibilidade. sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Texto no corpo da Folha.
"Segundo o parecer da Procuradoria, "com exceção das imputações feitas nas referidas representações --imputações que não se confirmaram-- não consta dos autos sequer indícios da participação da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do ministro da Justiça Tarso Genro e do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da República, nos fatos noticiados, nenhuma prova de que partiu da primeira a ordem para a elaboração do dossiê ou para a divulgação dos dados, nem da omissão dos demais na apuração dos fatos". "
Tá bom, vou fazer de conta que eu acredito.
1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Agora vamos ter que aturar o cousuismo de um capacho no TCU. Se antes eles já faziam pouco em verificar as contas e aceitar todas as explicações dadas para explicar o que era inexplicável. Agora com essa nava aquisição nem de explicação irão necessitar.
Só espero que o senado barre essa aquisição do TCU. Se for eleição 50% + 1 ela tá dentro, mas se tiver que ser 2/3 do senado, temos alguma chance para que isso não ocorra.
Prefiro o Múcio, pois não é fiel a ninguém, só a ele mesmo e assim alguma falcatrua sempre sobra e nós ficamos sabendo e podemos pressionar, com a Eunice isso não aocnteceria, apenas o que fosse oposição, o que fosse da casa seria suprimido.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2944)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página