Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2008 - 18h34

Ministério Público denuncia prefeito de Campos por formação de quadrilha e fraude

Publicidade

da Folha Online

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou hoje o prefeito de Campos dos Goytacazes, Alexandre Marcos Mocaiber Cardoso (PSB) por formação de quadrilha e fraude em licitação. De acordo com o Ministério Público, o esquema teria provocado um prejuízo de aproximadamente R$ 9 milhões aos cofres públicos.

De acordo com a denúncia, a prefeitura teria assinado seis contratos que beneficiaram indevidamente três empresas do ramo de construção civil e os demais denunciados.

Também estão envolvidos no esquema o ex-secretário de Obras José Luiz Maciel Puglia; o ex-subsecretário de Obras Adriano Marques do Nascimento; o ex-secretário de Fazenda Carlos Edmundo Ribeiro de Oliveira; a presidente da comissão permanente de licitação do município, Marta Antonia Miranda Vasconcelos; o ex-procurador-geral do município Alex Pereira Campos; a procuradora do município, Flávia Trindade Ferreira de Araújo Naked Chalita, e três fiscais da Secretaria de Obras.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quinta-feira manter Mocaiber no cargo. Mocaiber havia sido afastado do cargo no dia 11 de março, a pedido da Procuradoria Regional da República da 2ª região, após ser preso durante a Operação Telhado de Vidro, da Polícia Federal.

Durante a operação, 14 pessoas foram presas. Na ocasião, foi constatado que havia falta de controle nas contratações realizadas pela Prefeitura de Campos, que tinha na folha de pagamentos mais de 16 mil terceirizados.

A pedido da Procuradoria Regional da República da 2ª região, Mocaiber foi afastado do cargo de prefeito por 190 dias.

Denúncia

Segundo a denúncia, empresários ligados à prefeitura usavam laranjas para disputar licitações viciadas e, assim, firmarem contratos milionários.

A investigação do Ministério Público começou com um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) que indicava uma movimentação financeira incomum na região. Ao longo das investigações, foi apurado o favorecimento de empresas contratadas sem licitação, usadas como laranjas.

A prefeitura também teria contratado cerca de 20 mil funcionários terceirizados, além de outros serviços, com preços superfaturados. Parte dos contratos eram mantidos com verba federal do Programa Saúde da Família, e também com verba de royalties de petróleo, pagas pela Petrobras.

Comentários dos leitores
Anevio Bueno (46) 27/01/2010 17h13
Anevio Bueno (46) 27/01/2010 17h13
Tô rindo á tôa, por acaso a Marta e sua turma estão lá preocupados com Ministério Público e o raio que parta. E quem estiver ansioso para ver alguém preso ou condenado por roubo pode tirar o cavalinho da chuva. sem opinião
avalie fechar
antonio guerra (53) 27/01/2010 16h00
antonio guerra (53) 27/01/2010 16h00
O que me preocupa é que ainda existem pessoas que vão votar nessa petralhada.
O extenso boletim de ocorrência da candidada do PT à presidência da República está disponível na internet. Mas cadê os meios de comunicação para divulgar?
Cadê as famílias dos assassinados para cobrar? A direção dos bancos para se manifestar?
Enquanto vamos ficando calados, essa gente vai tomando o poder. Infelizmente.
Brasil: terra comandada por gente que compra e vende a nação, e com a anuência do povo, que, ignorante, se vê espelhado num presidente que é apenas o AVATAR de um partido-religião, onde fanáticos são usados para deixar a trupe se perpetuar no poder.
A Lei não pode fazer nada?
A Lei não pode por para fora essa gente?
Mas que Lei, se quem manda na nação são os FORA-DA-LEI?
Já chega de pagar indenização milionária para quem quis transformar nosso país em Cuba.
O povo não sabe do decreto que o presidente assinou SEM LER.
E os asseclas do PT agora dizem que Dilma não era terrorista...
Onde está a mídia?
Brasil, um país de toLos!!!
sem opinião
avalie fechar
A Aquino (7) 27/01/2010 15h56
A Aquino (7) 27/01/2010 15h56
O EGOÍSMO E O PRECONCEITO , são os pais de todos os males.
Fico triste quando vejo alguns referindo-se ao PT ou ao Lula, como nazistas falando de judeus, ou qualquer outra coisa parecida.
Acho que ainda está pra nascer um partido político isento dos males praticados por todos que aí estão, inclusive o PT.
Mas atribuir somente ao PT o crédito da sujeira de toda a classe política, me parece algo meio que, parcial, meio que, de gente preconceituosa.
Gosto de política e há muito tempo observo seus componentes, o exercício de seus mandatos, suas palavras. E hoje vejo que o governo do PT e do Presidente Lula, não conseguiu ser pior do que o de outros presidentes e partidos.
Portanto, atribuir a culpa de todos os males a eles - que tambem erram - é algo de alguém que está desesperado, com medo de que o candidato ou partido de sua preferência não seja eleito.
Lembre-se, "TODO FANÁTICO É TOLO", e mais tolo ainda, o fanático por política, porque a política é suja.
Portanto, SER FANÁTICO POR POLÍTICA É TOLICE E TODO TOLO FANÁTICO POR POLÍTICA É PRECONCEITUOSO E EGOÍSTA!!!, que nojo...
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (271)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página