Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2002 - 17h18

Lula sobe mais no Nordeste e Sudeste, segundo pesquisa Datafolha

da Folha de S. Paulo

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, subiu mais nas regiões Nordeste (cinco pontos) e Sudeste (quatro), entre os que têm até o segundo grau (cinco) e os que ganham até R$ 1.000 (quatro), segundo pesquisa Datafolha divulgada hoje.

A única faixa de renda ou escolaridade em que José Serra (PSDB) movimentou-se numericamente acima de Lula foi no eleitorado de nível superior. O petista foi de 61% para 63% (dois pontos a mais), e o tucano passou de 30% para 33% (ganho de três pontos).

A estratégia de Serra de aumentar o tom dos ataques contra Lula parece não ter surtido efeito. Na volta do horário eleitoral gratuito, o PSDB exibiu um depoimento da atriz Regina Duarte dizendo: "Estou com medo. Faz tempo que não tinha esse sentimento. Nós temos dois candidatos. Um eu conheço, é o Serra... O outro eu não reconheço, tudo o que dizia mudou. Isso dá medo".

O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV recomeçou na segunda-feira passada, com 20 minutos diários para cada candidato e mais 7min30s em inserções comerciais durante a programação.

A campanha de Serra insistiu em seus programas que Lula estava fugindo dos debates, usou declarações do primeiro turno de Garotinho e Ciro atacando o petista e criticou as administrações do partido, em especial no Rio Grande do Sul e no município de São Paulo.

As regiões Sudeste e Nordeste são as que Lula apresenta maior vantagem sobre Serra, 33 pontos em cada uma. No Norte/Centro-Oeste, a diferença é de 20 pontos, e no Sul, de 22.

No Estado de São Paulo, o único em que a pesquisa Datafolha permite a estratificação de resultados devido ao número de entrevistas, Lula está com 55% (seis a menos que sua média nacional), e Serra, com 37% (cinco a mais), tendo uma oscilação positiva de dois pontos em relação à pesquisa da semana passada.

Maiores cidades
Em termos de município, quanto mais populoso, maior é a diferença em favor de Lula. Nas cidades com mais de 150 mil eleitores a vantagem do petista é 36 pontos e nas que têm de 50 mil a 150 mil eleitores é de 33 pontos. Nas cidades com até 50 mil eleitores, a vantagem varia de 21 a 24 pontos, conforme o porte.

Continua grande a diferença do percentual de votos obtido por Lula entre os homens e entre as mulheres. No eleitorado masculino _no qual Lula oscilou dois pontos positivamente, e Serra, dois negativamente_ o petista atinge 66% do total de votos, contra 28% do tucano _diferença de 38 pontos.

No eleitorado feminino, a distância entre os dois é de 21 pontos, mas Lula passou de 53% para 56% em uma semana, e Serra se mantém com 35%.

Por faixa de renda, Lula e Serra oscilaram dois pontos positivamente entre os que ganham mais de R$ 2.000. Mas, entre os de baixa renda, o petista foi de 57% para 61%, e o tucano oscilou de 33% para 32%.

Leia mais no especial Eleições 2002

  • Lula vai a 61% e abre 29 pontos
  • 12% admitem mudar o voto
  • Sobe aprovação ao governo FHC
  • Lula sobe mais no Nordeste e Sudeste
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade