Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2008 - 11h27

PF investiga ex-assessor da liderança do DEM no Senado

Publicidade

FERNANDA ODILLA
ADRIANO CEOLIN
da Folha de S.Paulo, em Brasília

A Polícia Federal investiga a participação de mais um ex-servidor do Senado no esquema de desvio de recursos públicos desvendado na Operação João de Barro. Preso pela PF, Edson José Fernandes Ferreira foi nomeado assessor parlamentar da liderança do DEM no Senado de maio de 2007 a abril deste ano. Mas, desde o final de 2007, trabalhava também na Sanko Sider vendendo tubos para construtoras.

Edson Ferreira ofereceu tubos à Etenge, uma das principais construtoras do esquema desvendado pela PF. Filho de João Faustino, ex-deputado federal e atual subsecretário da Casa Civil do governo paulista, Edson é investigado também pelas relações que mantém com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).

Amigo de Edson, o diretor da Codevasf Alexandre Isaac Freire foi preso na operação acusado de usar o cargo para direcionar obras em favor da Etenge. Além de Edson Ferreira e Alexandre Freire, o diretor comercial da Sanko Sider, Márcio Bonilho, foi alvo de mandado de prisão expedido pela Justiça.

A Sanko Sider é fornecedora de tubos de aço para obra de complementação da adutora do São Francisco, na região metropolitana de Aracaju, obra do PAC avaliada em R$ 9,5 milhões. Também é doadora da campanha à reeleição de Lula.

Edson Ferreira ainda era servidor do Senado quando começou a oferecer tubos para construtoras em nome da Sanko Sider. O líder do DEM, senador José Agripino (RN), confirmou que Edson foi nomeado assessor a pedido do pai dele, que é também suplente do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN). "Não sei em que função ele trabalhava."

Ex-secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Edson Ferreira foi também diretor da Adene (Agência de Desenvolvimento do Nordeste). O relator da indicação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, em 2003, foi Garibaldi, que atestou a competência do filho do próprio suplente.

À Folha o presidente do Senado disse que não sabia que Edson Ferreira havia trabalhado na liderança do DEM por quase um ano. Ele é o segundo ex-servidor do Senado investigado pela PF na João de Barro. A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão no gabinete de José Alcino Scarassati, no Ministério das Cidades. Servidor aposentado do Senado, ele perdeu o cargo na pasta das Cidades após a operação.

Seu filho, André Scarassati, foi flagrado em escutas tentando ampliar os negócios da própria empresa, que firmou mais de um contrato com o Senado.

Outro lado

O empresário Edson José Fernandes Ferreira nega participação no esquema de desvio de recursos investigado pela PF.

"Me pegaram de gaiato", disse. Detido na operação João de Barro, ele confirmou que há dez meses trabalhava na Sanko Sider vendendo tubos para construtoras e que é "amigo de 30 anos" de Alexandre Isaac, diretor da Codevasf, também preso.

"Fui detido por bobagem telefônica. Estava vendendo para várias construtoras. Nenhuma tinha obras com prefeituras." Ele admitiu ter feito contato com a Etenge. Mas não fechou negócio.

Quanto ao trabalho no Senado, disse que fez uma "assessoria rápida" na liderança do DEM, onde ficou por nove meses.

Comentários dos leitores
Francisco Silva (366) 28/01/2010 12h48
Francisco Silva (366) 28/01/2010 12h48
Americo,
Aqui no Brasil é assim mesmo, lança PAC1, PAC2, e tudo o que for possível para fazer propaganda vazia, enquanto isso o povão está só esperando para ver Cuba lançar...Se é que me entende.
sem opinião
avalie fechar
Americo S (22) 22/01/2010 09h25
Americo S (22) 22/01/2010 09h25
Esse governo é assim mesmo, lançou o PAC 1, mas pouco fez, agora vai lançar o PAC 2 dizendo o mundo e o fundo, mas tb não vai fazer grandes coisas, se o seu candidato vencer, dirá que a oposição não deixa trabalhar, ficando obstruindo, se a oposição vencer dirá que não fizeram nada pq são incompetentes. Época de eleição vale tudo, por isso dá até nojo de ficar vendo. sem opinião
avalie fechar
Joel Saraiva (178) 20/01/2010 16h07
Joel Saraiva (178) 20/01/2010 16h07
Serra lá, Dilma Cá...sa. PTjamais. Vá viajar e dar "Ptlestras", senhor Presidente. E num duvido nada, cada um com sua preferência, "num é mesmo cumpanheiro"? Deus me livre e guarde. Joel Saraiva, SamPa. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (715)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página