Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2008 - 05h42

Blog do Josias: Dantas usou a própria mulher como "laranja"

Publicidade

da Folha Online

Documento da Polícia Federal informa que o banqueiro Daniel Dantas usou a própria mulher, Maria Alice Dantas, para executar operações fraudulentas, revela o blog do Josias de Souza. Ela é titular de uma conta pessoal no banco do marido.

O nome dela foi citado pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) em uma lista de "pessoas com suspeitas de operações financeiras ilícitas". Um documento da PF cita que em menos de um ano, Maria Alice movimentou mais de R$ 21 milhões em conta de pessoa física do Banco Opportunity.

Maria Alice, Dantas, sua irmã e seu cunhado foram presos nesta terça-feira durante a Operação Satiagraha --que investiga suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, evasão de divisas, formação de quadrilha e tráfico de influência para a obtenção de informações privilegiadas em operações financeiras.

Além deles, foram cumpridos 24 mandados de prisão, que culminou com a detenção do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e do investidor Naji Nahas.

No despacho em que ordenou a prisão dos suspeitos, o juiz Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, afirmou que a conta bancária de Maria Alice Dantas serviu "para lavagem de valores" e que ela foi "usada como laranja para a abertura de empresas" utilizadas no esquema fraudulento.

Leia a reportagem completa no blog do Josias.

Operação Satiagraha

"Essa organização criminosa tinha como seu líder o Daniel Dantas", disse Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal responsável pelas investigações. "Nós nos deparamos, primeiramente com um grupo de pessoas e depois com uma organização criminosa muito bem estruturada", reiterou.

O Ministério Público Federal acusa o grupo do banqueiro Daniel Dantas de ter movimentado, entre 1992 e 2004, quase US$ 2 bilhões por meio do Opportunity Fund, uma offshore no paraíso fiscal das Ilhas Cayman, no Caribe.

Segundo a Procuradoria, além de evasão de divisas e formação de quadrilha, as investigações apontam que o grupo de Dantas teria cometido também gestão fraudulenta, concessão de empréstimos vedados (empréstimos entre empresas do mesmo grupo) e corrupção ativa.

O grupo Opportunity foi fundado por Dantas em 1993. O banqueiro ganhou notoriedade ao se associar ao Citigroup para criar o consórcio que venceu a concessão de telefonia que criou a Brasil Telecom. Depois iniciaram uma disputa societária que só terminou com a venda da empresa para a Oi (ex-Telemar) no início deste ano. Durante essa disputa foi acusado, entre outras coisas, de espionagem.

O advogado de Dantas entrou ainda contem com habeas corpus no STF para libertar o banqueiro e negou ligação direta de Dantas com Nahas e Pitta.

Investigações

Segundo a PF, as investigações começaram há quatro anos, com o desdobramento das apurações feitas a partir de documentos relacionados com o caso mensalão. A partir de documentos enviados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para a Procuradoria da República no Estado de São Paulo, foi aberto um processo na 6ª Vara Criminal Federal.

Na apuração foram identificadas pessoas e empresas supostamente beneficiadas no esquema montado pelo empresário Marcos Valério para intermediar e desviar recursos públicos. Com base nas informações e em documentos colhidos em outras investigações da Polícia Federal, os policiais apuraram a existência de uma organização criminosa, supostamente comandada por Daniel Dantas, envolvida com a prática de diversos crimes.

Para a prática dos delitos, o grupo teria possuído empresas de fachada. As investigações ainda descobriram que havia uma segunda organização, formada por empresários e doleiros que supostamente atuavam no mercado financeiro para lavagem de dinheiro. O segundo grupo seria comandado pelo investidor Naji Nahas.

Além de fraudes no mercado de capitais, baseadas principalmente no recebimento de informações privilegiadas, a organização teria atuado no mercado paralelo de moedas estrangeiras. Há indícios inclusive do recebimento de informações privilegiadas sobre a taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano).

Os presos na operação devem ser indiciados sob as acusações de lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Eles serão transferidos para São Paulo, onde permanecerão na carceragem da Superintendência Regional da PF.

A operação conta com a participação de 300 policiais.

Comentários dos leitores
Se o aloprado nao sabe(vai ficar sabendo se ler a mensagem) os cartoes corporativos foram implantados no governo FHC para dar mais transparencia aos gastos publicos, assim as despesas poderiam ser rastreadas. Quando Lula chegou ao poder, "distribuiu" os cartoes como fez com o Bolsa Familia, ou seja, pra todo mundo e para piorar ainda liberou saques na boca do caixa sem qualquer criterio. A imprensa conseguiu rastrear alguma coisa, tanto que alguns ministros devolveram grana, outros perderam os cargos, mas o principal(dinheiro vivo sacado nos caixas eletronicos), ninguem sabe, ninguem viu, tampouco o governo liberou seu rastreamento(em especial da presidencia), sob a nebulosa justificativa de "questao de segurança nacional". Ao contrario, a Casa Civil(numa atitude sordida) mandou fazer um levantamento dos tempos do casal Cardoso com o intuito de chantagear a oposiçao(coisa de bandido de quinta categoria). Ai estao algumas informaçoes que certamente o internauta(assim como o presidente Lula que nunca sabe de nada) poderia nao ter conhecimento. 10 opiniões
avalie fechar
laerte soares lima (170) 01/11/2008 14h04
laerte soares lima (170) 01/11/2008 14h04
é o que te digo Sr. Nelson dos Santos Araujo... com certeza se o Presidente da Republica fosse outro (PSDB-DEMS e Outros) ninguem falaria dos tais "Cartões Corporativos" ... aliás... vai aí um grande pergunta.... Será que nos tempos de outrora ... não haviam cartões corporativos? claro que haviam ... e os gastos com eles eram mais escabrosos do que agora... só que ... ninguem sabia ... não tinha imprensa ... e meter o pau no Governo naquela época não dava tanto IBOPE ... como agora... 24 opiniões
avalie fechar
laerte soares lima (170) 01/11/2008 11h52
laerte soares lima (170) 01/11/2008 11h52
estranho.. nosso País... agora todo mundo resolveu .. posar de Bons Moços ... desde que eu me entendo por gente... vivemos neste mundo Cinico da corrupção... primeiro foi a carta do Pero Váz de Caminha... Império... Republica Velha... Getulio Vargas ... Militares... 1964.... Sarney... FHC(ou os Senhores acham que a emenda da REELEIÇÃO saiu de GRAÇA) ... LULA...é impossivel ... não haver corrupção... mutretagens ... e outras coisitas mais... quem diz que é ético... não quer nem ouvir falar em CPI(TUCANOS)... então quem pode cobrar .. alguma coisa.... BRASIL POBRE BRASIL.... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (137)
Termos e condições
Comentários dos leitores
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Francisco Silva (358) 20/01/2010 18h45
Rui,
Mau Político é um Pleonasmo Vicioso. Algo como subir para cima, entrar para dentro ou sair para fora...
sem opinião
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Rui Ruz Caputi Caputi (1912) 19/01/2010 16h41
Nossos maus politicos são como animais carniceiros comendo nossa carcaça, enquanto não restarem apenas nossos ossos não largarão a mamata. 2 opiniões
avalie fechar
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Francisco Silva (358) 19/01/2010 14h19
Não vi na notícia do mensalão referência ao Gov. José Serra, mas sim ao PT, ao José DIRCEU, Luiz Gushiken, etc.
Eu vejo os desesperados PeTófilos quererem associar tudo de ruim ao nome de Serra, das chuvas (o dobro da média para o período) às mortes pelas chuvas (muito menos do que no Rio de Janeiro - Angra dos Reis e Ilha grande, cidades e estado governados pelo PMDB, aliados do PT), à enchente no Jardim Pantanal, instalado lá há quase 40 anos, ou seja passou por Abreu Sodré, Maluf, Pitta, Jânio, Erundina, Marta, Serra e Kassab (não nesta ordem), em área de invasão, notadamente em cota mais baixa que o rio Tietê. Agora a culpa é do Serra...
Daqui mais um pouco vamos ler comentários afirmando que o terremoto no Haiti foi culpa do Serra...
É cômico o desespero desse pessoal.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (3061)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página