Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2002 - 10h58

Senadora petista cobra mais participação do partido na transição

RICARDO MIGNONE
da Folha Online, em Brasília

A senadora Heloísa Helena (AL) afirtmou na manhã de hoje que a equipe de transição do governo está muito técnica e pouco política. Ela cobrou uma participação mais efetiva da bancada petista na transição e na base do partido.

"Eu tenho a sensação de que nem as instâncias partidárias estão sendo devidamente informadas do que está acontecendo em relação à estrutura de governo. A concepção que foi dada à equipe de transição foi técnica, o que eu acho errado, porque não qualifica o debate com a sociedade em função da herança terrível deixada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. E acho que tanto em relação às instâncias partidárias como à bancada federal é fundamental que todos nós sejamos ouvidos", afirmou Helena, que é integrante da Executiva Nacional do PT.

A declaração foi dada por ela na chegada ao hotel onde acontece a reunião de Lula com a bancada atual e eleita do PT no Congresso.

Helena foi pivô de uma crise interna no PT durante a campanha nas eleições para o governo de Alagoas. Ela teve que abrir mão de sua candidatura ao governo estadual em favor do governador reeleito Ronaldo Lessa, numa articulação da cúpula nacional do PT envolvendo a aliança do partido com o PSB no segundo turno, e uma tática para derrotar o ex-presidente Fernando Collor de Melo, que concorria nas eleições.

José Dirceu
O presidente do PT e coordenador político da transição, deputado José Dirceu, comentou as cobranças do partido quanto à maior participação na transição de governo.

Ele disse que o processo tem duas etapas, uma técnica e outra política. "Quando anunciarmos o ministério, teremos o segundo momento desse trabalho", disse Dirceu.

Leia também:
  • Deputada do PT entrega charutos e confirma Fidel na posse de Lula
  • Lula promete maior participação da bancada na transição
  • Equipe econômica de Lula não deve ser 'dream team', diz consultoria
  • Lula pede paciência e nega pressão para escolha de equipe
  • Não há descontentamento no PT, diz José Dirceu

    Veja também o especial Governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade