Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2002 - 14h00

Itamar diz que irá à Justiça para receber dívida da União

da Folha Online

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), anunciou hoje que irá entrar com ações no STF (Supremo Tribunal Federal) na próxima segunda-feira (2) pedindo o pagamento de uma dívida de R$ 1,2 bilhão da União com o Estado.

O governo mineiro estava contando com o repasse do dinheiro para o pagamento do 13º salário do funcionalismo estadual.

Em uma nota divulgada hoje cedo, Itamar acusa o coordenador da equipe de transição Antônio Palocci de ter barrado a edição de uma medida provisória liberando o pagamento ao Estado.

O governador havia se reunido com o presidente Fernando Henrique Cardoso na semana passada, em Brasília, para discutir o repasse dos recursos.

"Minas está reivindicando o que tem direito; não estamos pedindo favores. Estou aqui na defesa de 1,2 milhão de pessoas que seriam beneficiadas pelo décimo-terceiro salário. Chegamos ao ponto da exaustão", disse Itamar na nota divulgada por sua assessoria.

O governador já teria comunicado a decisão ao deputado Aécio, eleito para o sucedê-lo a partir de janeiro. Os dois devem se reunir na segunda, às 11h, na sede do governo.

A dívida da União com o Minas já foi reconhecida pelo governo federal e equivale aos gastos que o Estado teve com as obras de recuperação de rodovias federais no território mineiro.

O governador mineiro decidiu recorrer à Justiça após se reunir hoje pela manhã com a procuradora-geral do Estado, Cármen Lúcia Antunes Rocha, e com os secretários José Augusto Trópia Reis (Fazenda), Henrique Hargreaves (Governo) e José Pedro Rodrigues de Oliveira (da Casa Civil).

Leia mais:

  • Em nota, Itamar critica PT e diz que partido o trata como "adversário"

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página